
Foto: Arquivo.
Os Conselhos Superiores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram o Plano de Biossegurança da instituição. O documento reúne as recomendações que a comunidade universitária deverá seguir para atenuar a propagação da Covid-19 na universidade. A partir de agora, a Ufam trabalha na elaboração de um novo calendário acadêmico.
A universidade ainda não divulgou prováveis datas para o retorno das atividades acadêmicas, suspensas desde o dia 31 de março por causa da pandemia da Covid-19.
Manter distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas nos ambientes administrativos e acadêmicos; a priorização da forma remota para a realização de reuniões e ações pré-agendadas e atendimento ao público externo, além do estabelecimento de uma rotina de aferição da temperatura dos servidores em todas as Unidades Acadêmicas estão entre as diretrizes do plano aprovado.
O documento foi aprovado por membros do Conselho de Administração (Consad), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni) da Ufam. As reuniões dos Conselhos foram realizadas nos dias 15 de junho (Consepe), 24 de junho (Consad) e nos dias 13 e 14 de julho (Consuni).
De acordo com a Ufam, o plano é voltado para a preservação da vida dos integrantes da comunidade universitária e dos visitantes externos da universidade. “O Plano de Biossegurança da Ufam é o documento que reúne as recomendações que a comunidade universitária deverá seguir para atenuar a propagação da Covid-19 no âmbito da Universidade”, explicou a instituição.
A Federal do Amazonas informou que o plano também vai respaldar a Administração Superior sobre as medidas a serem adotadas para retorno seguro das atividades universitárias presenciais.
Entre as diretrizes estabelecidas estão a utilização obrigatória de máscara no ambiente universitário, o reforço na higienização dos veículos institucionais e o escalonamento de frequentadores dos estabelecimentos que ofertam serviços de alimentação, como Restaurantes Universitários e lanchonetes.
Compromisso com a coletividade
De acordo com o reitor da universidade, Sylvio Puga, não serão medidos esforços administrativos e acadêmicos para a preservação da saúde coletiva. “O Plano de Biossegurança da Ufam, aprovado em todos os colegiados superiores, Consad, Consepe e Consuni, representa nosso compromisso institucional com a questão da biossegurança que, doravante, será intrínseca ao cotidiano do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da extensão e das demais atividades da Ufam”, ressaltou.
Puga destacou que o documento será disponibilizado em breve. “Ressalto que a responsabilidade individual é muito importante para que a saúde de todos seja mantida. Nesse sentido, todos os membros da comunidade devem ler o Plano de Biossegurança, que será disponibilizado em breve, para que conheçam as novas regras, as ações que podem ou não podem ser efetuadas daqui para frente na Ufam, tendo em vista a preservação da saúde da coletividade”, afirmou o reitor.
Comissões locais de Biossegurança
Conforme a Ufam, as orientações gerais do Plano de Biossegurança deverão ser adequadas às especificidades de cada unidade. Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas, Órgãos Suplementares e demais setores devem nomear sua Comissão Local de Biossegurança (CLBio-Unidade).
A adequação do Plano de Biossegurança à unidade, a supervisão do cumprimento das ações do Plano de Biossegurança, a solicitação, em tempo hábil, dos recursos materiais associados ao enfrentamento da pandemia e a participação e acompanhamento do planejamento para o retorno das atividades presenciais estão entre as responsabilidades da CLBio-Unidade que, junto com o dirigente do departamento, deve sempre considerar as orientações do Plano de Biossegurança Institucional.
Próxima etapa
A universidade informou que, a partir de agora, membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Consepe/Ufam) trabalham na elaboração de um novo calendário acadêmico. Questionada, a Ufam afirmou que não há um prazo para a conclusão do novo calendário.
Acesse as reuniões dos Conselhos Superiores da Ufam sobre o Plano de Biossegurança Institucional:
Consuni 13 de julho manhã https://youtu.be/QX05WYxZu_A
Consuni 13 de julho tarde https://youtu.be/aT4peRYH5-0
Consuni 14 de julho manhã https://youtu.be/djS_2-pJMls e https://youtu.be/TkyKEcmO0Bc
Consuni 14 de julho tarde https://youtu.be/ZxF4xwu_540
Consad https://youtu.be/pVs4eaHdeGE
Consepe https://youtu.be/Kh6YxDgqyww
Boa tarde , qual foi o prazo de entrega desse calendário, visto que SÓ a UFAM ESTÁ SEM AULA em TODO AMAZONAS?
Muito atrasados.
RESPOSTA
A Ufam disse que não há prazo para a entrega do calendário.