Nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), lança o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia CT-Web). O lançamento será na sede da Seas (avenida Darcy Vargas nº 77, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus), às 15h.
O Sipia CT-Web é um serviço da Secretaria Nacional de Direito Humanos (SDH) interligado aos Conselhos Tutelares da capital e do interior e vai servir para apontar direitos violados e nortear políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes nas áreas da saúde, educação, segurança pública, esporte, lazer, assistência social e cidadania.
O sistema vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma sala do Núcleo Estadual de Referência do Sipia-AM, equipada com computadores, mesas e armários na Casa dos Conselhos, na sede da Seas. O serviço vai receber diariamente informações da natureza de registros dos atendimentos nos Conselhos Tutelares, que serão transformadas em relatórios e encaminhadas à SDH e ao Governo do Amazonas.
Estrutura – De acordo com a titular da Seas, Regina Fernandes, o Sipia faz parte do plano de estruturação dos Conselhos Tutelares, criado pelo governador Omar Aziz, no ano passado, que já contemplou as sedes dos órgãos de defesa de direitos da criança e do adolescente com equipamentos e mobiliários (mesas, cadeiras, arquivos, aparelhos de fax, computadores e carros novos.
“Agora, nesta nova etapa, vamos entrar no processo de informatização, tendo como meta a implantação da plataforma digital. Cabe às prefeituras a instalação de Internet, para que os conselheiros possam acessar ao sistema e fazer o registro dos dados”, informou.
Interior – A secretária da Seas disse que o novo sistema vai contribuir com as ações do Estado no interior, principalmente, na identificação da demanda de acolhimento social e o problema da rede de atendimento.
“O Sipia aponta indicativos importantes para as áreas sociais e cidadania, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sub-registro civil de nascimento de crianças e adolescentes e da pobreza”, observou Regina Fernandes.
Treinamento – A coordenadora do Sipia, Haidée Chacon, informou que Manaus, por ser a capital do Estado, foi escolhida como ponto de partida para o lançamento do sistema no Amazonas. “Os conselheiros tutelares da capital foram treinados individualmente para manusear o sistema de modo de possam utilizá-lo no dia-a-dia, tendo como ferramenta para melhorar ainda mais o desempenho de todos”, explicou.
Haidée Chacon disse que o Sipia tem um papel importante para a população em geral, porque, além de fornecer dados para a melhoria da rede de atenção à criança, servirá como um meio de denúncia. “Por meio do site do sipia qualquer pessoa poderá denunciar anonimamente qualquer caso de violência contra crianças e adolescentes”, enfatizou. O endereço do site é www.sipia.gov.bt/ct/.