10/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PF deflagra operação contra tráfico internacional e cumpre mandados de busca e de prisão em Manaus e Tabatinga

Publicado em 07 de julho, 2020

PF deflagra operação contra tráfico internacional e cumpre mandados de busca e de prisão em Manaus e Tabatinga

PF deflagra operação contra tráfico internacional e cumpre mandados de busca e de prisão em Manaus e Tabatinga. Foto: Divulgação

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Schelde, inaugurando a fase ostensiva de Inquérito Policial, por meio do qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documentos ideologicamente falsos.

PF deflagra

A Justiça Federal da Seção Judiciária do Amazonas deferiu parcialmente representação da Polícia Federal e expediu 7 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 1 de prisão preventiva, os quais são cumpridos nas cidades de Manaus e Tabatinga, Estado do Amazonas, nessa etapa da investigação criminal.

O Inquérito Policial foi instaurado pela PF após tomar conhecimento da apreensão, no Porto de Antuérpia, na Bélgica, de 250kg de cocaína, que estavam sendo transportados, ocultados em vigas de madeira, com destino à Holanda. Durante a investigação a PF identificou uma possível organização criminosa dedicada à logística do tráfico internacional de drogas.

Para isso, os envolvidos se utilizam de empresas “de fachada” para, em meio a produtos aparentemente lícitos destinados à exportação, transportar drogas desde os países produtores vizinhos, passando pelo Amazonas e outros estados brasileiros, até a Europa.

Ademais, suspeita-se da utilização de nomes falsos por parte de alguns dos indivíduos pertencentes à organização criminosa transnacional, na tentativa de se esquivar da aplicação da lei penal.

Bélgica

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes supramencionados, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência ao Rio Schelde, à margem do qual se situa o Porto da Antuérpia, na Bélgica, local da apreensão de drogas que ensejou o início dessa investigação.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.