05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Salário do funcionalismo garantido até dezembro, apesar da pandemia, e economia amazonense perderá menos

Publicado em 12 de maio, 2020

Salário do funcionalismo garantido até dezembro

Salário do funcionalismo garantido até dezembro, diz governador, eliminando uma das dúvidas da pandemia. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O salário do funcionalismo público estadual está garantido até o final do ano, revelou, nesta terça (12/05), o governador Wilson Lima. Ele disse que isso foi possível por medidas que haviam sido tomadas antes e durante a pandemia de Covid-19.

O governador também disse que a economia amazonense recuou menos que o previsto, até abril. “Havia uma previsão de que a perda com a pandemia fosse de 40%. O último número, que eu recebi da Sefaz, é de uma perda entre 23% e 30%”, acrescentou.

Wilson Lima chegou a dizer, no início da crise, que havia necessidade de isolamento para acelerar o combate à pandemia e a volta da atividade econômica. “Se demorar, a economia vai sofrer e chegará o momento em que o Estado não conseguirá pagar os salários”, disse. Agora, pelo que tudo indica, o problema está superado.

 

Repasses

O repasse aos demais poderes do Amazonas cairá, na medida da queda da arrecadação Estadual, conforme a legislação. “Cada poder recebe um percentual (do que o Estado arrecada). Cada um receberá o devido, em relação à Receita Corrente Líquida”, disse.

Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Poder Judiciário, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Legislativo, são os demais poderes. Ministério Público do Amazonas (MPAM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Defensoria Pública Estadual (DPE) também têm repasses vinculados à arrecadação.

O governador Wilson Lima anunciou, ainda nesta terça (12/05), a prorrogação, até 31/05, do Decreto de Calamidade Pública no Amazonas. Ele acrescentou que o pedido de impeachment, cuja leitura foi adiada na sessão desta terça, na Assembleia Legislativa, é “fazer política sobre cadáveres”.

A prorrogação joga por terra o planejamento de abertura gradual da economia, que deveria ocorrer entre 13/05 e 06/07.

O Comitê Estadual de Crise, que se reúne diariamente, contando inclusive com a Prefeitura de Manaus, fez uma projeção do número de Covid-19 no Amazonas. “Com isolamento, entre 50 mil a 60 mil casos. Sem máscaras e sem isolamento, a projeção é chegar entre 200 mil e 250 mil casos”, disse a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.