06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Síndrome Respiratória Aguda Grave matou 28 pessoas em Manaus nos últimos meses

Publicado em 03 de março, 2020

Recentemente, a Semsa divulgou que é importante diferenciar os sintomas da gripe (Influenza) do resfriado comum. Foto: Divulgação

Informe Epidemiológico divulgou, nesta terça-feira (3), que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) matou 28 pessoas em Manaus nos últimos quatro meses. Em meio à expansão do Covid-19 e diante da notificação de três casos suspeitos do novo coronavírus na capital, a SRAG também preocupa as autoridades de saúde do município e do Estado, que têm realizado ações de prevenção.

A Prefeitura do município prepara ações de orientação em locais com grande aglomeração de pessoas. O Governo do Amazonas criou, em janeiro, o Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios, com ênfase no Covid-19, que se reúne todas as quintas-feiras para discutir as diretrizes, conforme orientações do Ministério da Saúde.

No mês passado, o secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, afirmou que o Estado já vem se preparando desde novembro e intensificando as ações em função da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que costuma aumentar no período de chuva.

“Criamos o Comitê com ênfase no coronavírus, que é um vírus novo, mas as medidas de controle são basicamente as mesmas. Então, diante da entrada de um novo vírus, a gente mantém o controle do que já vem sendo feito e fica atento às novas recomendações do Ministério da Saúde”, disse o secretário, na ocasião.

Informe

De acordo com dados do Informe Epidemiológico, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, da Sala de Situação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de  novembro de 2019 a fevereiro deste ano, foram registrados 217 casos de SRAG. “Dos quais 139 evoluíram para cura, 50 permanecem em observação e 28 foram a óbito”, informa a prefeitura.

Sintomas da SRAG

Recentemente, a Semsa divulgou que é importante diferenciar os sintomas da gripe (Influenza) do resfriado comum. Os sintomas do resfriado incluem tosse, congestão, coriza, dor no corpo e dor leve na garganta. São sintomas semelhantes em alguns aspectos, mas os da gripe ocorrem de forma muito mais acentuada: febre alta já iniciando a 39º graus, calafrios frequentes, intensas dores musculares, ardor nos olhos intenso, tosse seca e contínua, dor de garganta, dor de cabeça intensa e cansaço extremo.

Coronavírus

A apresentação do Informe Epidemiológico foi feita pela diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave / Semsa), Marinélia Ferreira. Ela destacou, ainda, que na segunda-feira (2), foram notificados três casos suspeitos de Covid-19 (novo coronavírus) ao Ministério da Saúde.

Um dos casos suspeitos de coronavírus é de uma pessoa que esteve nos Emirados Árabes. Os outros dois chegaram de viagem da França e Itália. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar, em Manaus.

Os exames iniciais foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), e deram negativos para todos os vírus circulantes no Estado. As amostras foram encaminhadas para o laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), para a realização do teste para o Covid-19.

“O monitoramento dessas pessoas, como está sendo feito com os três casos suspeitos, começa a partir da coleta de um exame específico. Em caso de resultado negativo, o exame é encaminhado ao IEC, onde será emitido o resultado específico da confirmação ou não do novo Coronavírus”, disse Marinélia Ferreira, destacando que, independentemente do resultado, é importante que essa pessoa com caso suspeito se mantenha em isolamento social, utilizando todas as ferramentas para a prevenção da doença.

Ações de prevenção

Como parte das medidas de prevenção, o Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa/Semsa), em parceria com o Procon Manaus, irá realizar ações de orientação e fiscalização em locais de grande aglomeração, como shoppings e supermercados da capital. “Com o apoio da sociedade civil organizada, de estabelecimentos e grandes centros comerciais, as orientações serão feitas para garantir que sejam oferecidos álcool em gel, pia, sabão e lenços de papel para que a população possa manter as mãos higienizadas. Essas ações são fundamentais e muito eficazes na prevenção ao vírus”, disse a diretora da Vigilância Sanitária, Maria do Carmo Leão.

“É direito do consumidor que os estabelecimentos públicos e privados ofereçam esse tipo de proteção aos seus usuários e clientes. Nós temos a Lei 1.443/10, que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis a disponibilizarem o álcool em gel aos consumidores. Também temos a Lei 2.281/17, que obriga praças de alimentação, supermercados, hipermercados, mercadinhos, shoppings e cinemas ao acesso ao álcool em gel”, complementou o titular da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), Rodrigo Guedes, que também coordena as atividades do Procon Manaus.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.