19/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nova etapa de campanha contra sarampo conta com 183 salas de vacina; veja lista

Publicado em 10 de fevereiro, 2020

Nova etapa de campanha contra sarampo conta com 183 salas de vacina. Foto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Nesta segunda-feira (10/2), a Prefeitura de Manaus deu início a uma nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez, o público-alvo é formado por pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos. São 183 salas de vacina da capital, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Veja a lista.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informou que a campanha seguirá até o dia 13 de março e as pessoas na faixa etária indicada devem procurar uma unidade de saúde para avaliação da situação vacinal.

“A pessoa que não apresentar vacina em dia será imunizada. O importante é que a população tenha consciência de que a vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo e por isso é essencial que procure uma unidade de saúde”, alertou Isabel Hernandes.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, essa nova etapa da campanha é uma orientação do Ministério da Saúde para o controle dos casos de sarampo registrados no país, já que ainda há notificação da doença em outros Estados brasileiros.

“Em Manaus, o surto foi controlado em janeiro do ano passado a partir de várias ações de imunização executadas pela Prefeitura de Manaus, envolvendo a faixa etária de seis meses a 49 anos. Com isso, grande parte da população de Manaus já está protegida contra a doença, então esta nova etapa nacional da campanha é mais um momento de intensificar a oferta da vacina, avaliar os cartões de vacinação e identificar pessoas que ainda não estão imunizadas”, afirmou Marinélia Ferreira.

A recomendação é para que população procure uma unidade de saúde, apresentando, preferencialmente, o cartão de vacina, o Cartão SUS e um documento de identidade.

O Dia ‘D’ da campanha está marcado para o próximo sábado (15/2), nas unidades de saúde da rede municipal que irão funcionar das 8h às 17h.

A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para a população durante todo o ano na faixa etária de seis meses a 49 anos.

Esquema vacinal

Apesar do fim do surto de sarampo em Manaus, continua vigente na rede municipal a aplicação de dose extra da tríplice viral para crianças de seis a 11 meses, seguindo com o esquema de rotina preconizado a partir de 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias da dose antecipada, e complementação com a segunda dose, a ser realizada com a vacina tetra viral a partir dos 15 meses de idade. Pessoas até 29 anos sem vacinação devem receber duas doses. Para adultos de 30 a 49 anos sem vacinação, a recomendação é dose única.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.