05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura realiza a abertura do ano letivo de escolas municipais do Rio Negro

Publicado em 04 de janeiro, 2019

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira (4), a abertura do ano letivo de 29 escolas municipais da zona Rural/Ribeirinha do Rio Negro, na Escola Municipal Professora Dian Kelly do Nascimento Mota, no Tarumã-Mirm, a primeira escola ribeirinha de Educação Integral. No total, são atendidos em todas as unidades, aproximadamente, 2 mil alunos da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, contando com 133 professores.

A Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ Rural) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com 84 unidades de ensino, das quais 29 estão localizadas no Rio Negro, 21 no Rio Amazonas e 34 na zona Rural/Rodoviária de Manaus.

O calendário escolar nas unidades de ensino do Rio Negro é antecipado por questões ambientais, uma vez que o período de vazante não possibilita o transporte e dificulta o acesso dos estudantes às escolas durante a seca do rio. Assim, as aulas iniciam em janeiro, durante a cheia, e seguem até o mês de outubro, sem recesso escolar no meio do ano, garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos.

Importância

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, falou sobre a importância do ano letivo da rede municipal de ensino começar pelas unidades que ficam às margens do Rio Negro e falou sobre o desafio de oferecer Educação de qualidade para alunos que não moram na zona Urbana.

 “É uma honra começarmos o ano letivo da Semed pelas escolas ribeirinhas do Rio Negro, afinal, Manaus nasceu daqui. A Educação do campo, águas e florestas é uma realidade diferente com a qual aprendemos e o importante é que conseguimos oferecer a esses alunos a mesma proposta pedagógica e acompanhamento, como nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Temos garantido bons resultados e, sobretudo, o direito dessas crianças aprenderem como as crianças da cidade”, declarou a secretária.

A gerente pedagógica da DDZ Rural, Marilene de Souza Gomes, falou sobre o trabalho e planejamento realizados para assegurar que os alunos tenham o cumprimento dos 200 dias letivos. “Antecipar o início das aulas é assegurar que toda a carga horária será aplicada até outubro. Além disso, os alunos terão aulas aos sábados para compensar esse calendário”.

Emoção

Há dois anos na direção da escola, a gestora Irley Gondim de Souza, ficou emocionada pela abertura acontecer em sua unidade, que atende estudantes de três comunidades próximas e, esse ano, começa a trabalhar com a Educação Integral.

“Essa abertura foi um momento único. Poder oferecer uma Educação Integral é um sonho que a Prefeitura proporciona para as comunidades atendidas, principalmente pela diversidade que temos com a subida e descida dos rios e as distâncias que nossos alunos moram”.

Natural de Maués, o marinheiro de convés Carlos Alberto Belizario, 64, mora na Comunidade do Abelha há 16 anos. Para ele, pai da aluna do 1º período, Sarah Vitória Belizario, 5, a unidade de ensino é uma conquista de todos.

“Para a comunidade geral, a escola representa muita coisa, porque quando minha menina começou a estudar, não conhecia nada, e agora escreve os nomes de todos. Para mim é um orgulho, porque agora as crianças estudam o dia inteiro”, disse.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.