05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Produtores rurais apelam por mais segurança no ramal do Laranjal

Publicado em 28 de maio, 2012

Venho através desta pedir a sua ajuda para divulgar e denunciar um fato que está se tornando corriqueiro no ramal do Laranjal, em Manacapuru, que ocorre em pequenas propriedades produtoras de frutas como laranja, mamão, tucumã e outras frutas: o ataque de ladrões durante à noite praticando grandes furtos isso até o momento porque tememos que os furtos se transformem em roubos.

Meu tio, um senhor de quase setenta anos que é proprietário de um sítio no referido ramal e que mora somente com sua esposa e um filho especial, tem sido sucessivamente prejudicado pelas investidas dessa quadrilha de vagabundos, preguiçosos. Vale ressaltar que não é só no sítio do meu tio, é em quase todos da redondeza que são propriedades de pessoas humildes, de idade e idôneas, incapazes de fazer mal a alguém. Na última investida dessa quadrilha ,que foi na noite do último sábado para domingo, aleijaram um cachorro e levaram mais ou menos 3 mil laranjas, cachos de tucumã e parte da safra de mamões. A audácia desses facínoras é tão grande que me assusta.

Temo eu qualquer dia receber um telefonema para buscar o corpo de meus familiares, pois meu tio é aposentado e complementa a renda com a venda dessas frutas que não tem tempo nem de colher, pois depois de trabalhar tanto para no final poder desfrutar de tranqüilidade foi obrigado a arrumar sócios anônimos que fazem a parte final do trabalho: o da colheita das frutas e recebimento do lucro, já que o plantio e despesas ficam todas com meu tio.

Já deu vontade de fazer campana com meus primos para pegarmos essas pessoas só que também temos família e uma atitude dessas você tem que ir preparado para tudo, especialmente quando não conhecemos o outro lado, e se há de chorar a minha família que chore a deles. Por isso pedimos ao Governador que interceda pela comunidade do Laranjal para não termos que tomar uma atitude que vai contra a sociedade. Não só solicitando que se abra investigação para apurar e prender os autores desse delito como criar regras para participação em feiras como a do 1º BIS e comercialização dos produtos em quiosques à beira da estrada, sugerindo uma legislação em que o comerciante de produtos agropecuários tenha que comprovar a procedência do seu produto através de cadastro na Sepror como produtor documentado ou algo parecido, já que o destino do furto com certeza é as feiras, mercados e quiosque a beira da estrada. O que não pode é o pequeno produtor ficar a mercê dessas quadrilhas. Tenho a certeza da sua atenção quanto ao problema e que há de achar uma solução para tal. Pois acreditamos muito no senso de justiça do Governador.

 

Um grande abraço

U.O.B.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.