04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dia da Liberdade de Impostos promete gasolina a R$ 1,90, sem impostos, em 25/05

Publicado em 08 de maio, 2012

No Dia da Liberdade de Impostos (DLI), 25 de maio, o posto 3000, localizado na avenida Djalma Batista, no Manaus Casa Shopping, vai subsidiar os impostos e vender o litro da gasolina a R$ 1,90. Serão oferecidos dez mil litros de gasolina para 500 automóveis, apenas 20 litros por veículo, a partir das 7h.

O posto oferecerá duas bombas exclusivas para a campanha, com dois bicos cada, podendo abastecer ate quatro veículos por vez. Haverá suporte dos membros do CDL Jovem para instrução dos participantes. O evento se estenderá até o término da gasolina. O controle se dará por meio de um adesivo colado em cada veiculo, com uma lista onde se anotará a placa de cada um para evitar fraudes e confusão no momento da fila.

O DLI é celebrado para marcar o dia que os brasileiros deixam de trabalhar para o governo, via pagamento de impostos, e começam a trabalhar para si. O objetivo é lembrar ao cidadão que os tributos (impostos, taxas e contribuições) são exigidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal e que a tributação incide sobre salários e honorários, através do Imposto de Renda, INSS, previdências oficiais e contribuições sindicais; consumo, embutido no preço dos produtos e serviços (PIS, Cofins, ICMS, IPI etc.); patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR); e na forma de taxas (limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e iluminação pública).

A ideia é conscientizar o contribuinte de que os impostos são um saque de recursos dos cidadãos produtivos e que no Brasil são abusivas em relação a outros países, tanto da América Latina como Europa e EUA, pois os serviços públicos oferecidos em saúde, educação, segurança, saneamento, por exemplo, são deficientes. A iniciativa é de varias entidades de classes organizadas espalhadas pelo Brasil, inclusive do CDL Manaus e CDL Jovem.

O Dia da Liberdade de Impostos pretende mostrar a alta carga tributária no orçamento. A gasolina, escolhida como item demonstrativo, está presente no dia ao dia de quase 33 milhões de usuários de automóveis no Brasil. Todos sabem quanto custa e o valor significativo dispendido para manter um automóvel rodando.

O CDL Jovem vai sinalizar todo o percurso da fila dos carros com faixas transmitindo mensagens de conscientização e esclarecimento sobre a campanha e ao chegar à bomba de combustível o cliente vai se deparar com um painel de LED mostrando o quanto já foi arrecadado por toda a União, Estados e Municípios, do dia 1° de janeiro ate o dia 25 de maio. Também serão distribuídos impressos aos motoristas com informações detalhadas sobre a carga tributaria no Brasil, como ela é subaproveitada e como ela influencia na vida dos cidadãos.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.