
Foto: Divulgação
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) iniciou, nesta segunda-feira (31/8), a terceira etapa do edital de cursos de qualificação profissional em Manaus, com 1.037 vagas gratuitas no Instituto Benjamin Constant, no Centro. Entre as novidades está o curso de Informática Avançada voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A primeira-dama do Amazonas e presidente de honra do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Thaisa Cidade, acompanhou o início das aulas e destacou a inclusão de pessoas com TEA na programação.
“Hoje iniciamos uma nova etapa de qualificação, com um olhar especial para a inclusão. Oferecer aos adolescentes com TEA a oportunidade de aprender, se qualificar e ampliar seus conhecimentos é importante para que eles possam desenvolver habilidades e novas possibilidades para o futuro”, afirmou.
Para receber a turma, o Instituto Benjamin Constant ganhou um laboratório de informática no piso térreo, equipado com computadores, bancadas e cadeiras. O espaço será utilizado nas atividades da formação tecnológica.
O Cetam também montou uma sala de espera para as mães que acompanham os alunos durante as aulas. Enquanto os filhos participam da formação em informática, elas podem fazer cursos de qualificação profissional oferecidos no mesmo período.
A proposta permite que mães e filhos participem simultaneamente das atividades e busca aproveitar o período de permanência das famílias na unidade para ampliar as oportunidades de capacitação.
Vânia, mãe de Cássio Felipe, de 21 anos, matriculado no curso de Informática Avançada, destacou a importância da iniciativa.
“As pessoas atípicas precisam de oportunidades profissionais. Elas são talentosas e têm muito a oferecer, mas muitas vezes encontram dificuldades por causa do preconceito e da falta de conhecimento sobre os transtornos. Enquanto meu filho faz o curso, eu também estou me qualificando. Isso é muito importante para nós dois, porque estamos aprendendo e buscando novas oportunidades ao mesmo tempo”, disse.

Foto: Divulgação
Desde 2025, o Cetam oferece formações relacionadas à inclusão de pessoas com TEA e à preparação de profissionais que trabalham com esse público. A programação inclui Agente de Inclusão para Pessoa com TEA, Auxiliar em Terapia ABA para Autismo, Cuidador de Crianças com TEA, Informática Básica para Pessoa com TEA, Profissional de Apoio Escolar (PAE) e Assistente Terapêutico.
A nova formação em Informática Avançada amplia a oferta na área de tecnologia.
A terceira etapa faz parte do edital que disponibilizou 9.867 vagas gratuitas em cursos presenciais do Cetam em Manaus, distribuídas entre diferentes áreas de qualificação profissional e unidades da instituição na capital.
#Cetam, #TEA, #Autismo, #ThaisaCidade, #Informática, #QualificaçãoProfissional, #Manaus, #InstitutoBenjaminConstant
Veja mais notícias em Cidade