14/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

É hoje: Exposição ‘Mawe’ é lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 05 de junho, 2018

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Casarão de “Idéias” , na Rua Barroso, 279, Centro – abre as portas para a exposição fotográfica “Mawe”, de Marcos Amend. O lançamento será às 19h e contará ainda com a exibição dos curtas. O acesso é gratuito.

Marcos Amend ministrará a palestra “Prazeres e desafios da Fotografia de Natureza no Brasil”, a partir das 20h. O fotógrafo falará sobre a experiência de reunir as imagens dentro da temática, além do processo de captação e criação.

Segundo o artista, a exposição oferece uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do olhar, possibilitando a interação do espectador para vivenciar a arte por meio das fotografias de Natureza.

Natural de Curitiba, Marcos Amend alia o talento fotográfico à conservação do meio ambiente. Em busca de registrar belas imagens e promover a proteção de ambientes naturais, percorreu os cantos mais remotos do Brasil e do mundo.

Ele viveu por quase dois anos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde iniciou seu trabalho de registro das paisagens e culturas amazônicas. Atualmente, Amend colabora com livros, revistas e bancos de imagens, além de realizar expedições, cursos e workshops de fotografia outdoor ao redor do mundo.

Curtas

Os três curtas, que serão exibidos na noite de terça-feira, trazem abordagens diferentes sobre preservação. Após a mostra na sala de cinema, o público vai ter a oportunidade de conversar com os três diretores sobre o trabalho audiovisual, a escolha dos roteiros e sobre os desafios propostos.

“H2O” é uma produção amazonense independente que tem como temática o desperdício do mais essencial ingrediente da vida do nosso planeta: a água. Através da visão idílica de um homem, o diretor Moacyr Massulo leva os expectadores à reflexão. O desperdício da água leva o personagem a um estado em que a temática começa a interferir nos sonhos e na própria realidade dele.

“Anavilhanas” é um documentário de Carolina Fernandes que traz um olhar sob a perspectiva audiovisual do Parque Nacional de Anavilhanas. Na localidade, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas. O cenário peculiar se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

“Inteligêncica é fundamental” é um documentário experimental sobre a dificuldade em obter água para consumo no bairro Cidade Alta, que fica na Zona Leste de Manaus. A comunidade está localizada nas proximidades do maior rio do mundo em volume e extensão, o Rio Amazonas. A diretora Michele Andrews recebeu o prêmio Curta 4, em 2008.

Serviço

O QUE É: Exposição Mawe, de Marcos Amend
QUANDO: Terça-feira, 5 de junho, 19h
ONDE: Casarão de Idéias – Rua Barroso, 279, Centro
QUANTO: Gratuito
INFORMAÇÕES: 99152-0962

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.