06/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Cursos para aposentados e pensionistas do município estão com inscrições abertas

Publicado em 26 de fevereiro, 2018

Cursos para aposentados e pensionistas do município

Ao todo, são 110 vagas distribuídas entre as atividades de Exercitando a Memória (30), Ginástica e Coral, ambos com 40 vagas cada. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus abriu nesta segunda-feira, 26/02, as inscrições de cursos voltados aos aposentados e pensionistas do município. Ao todo, são 110 vagas distribuídas entre as atividades de Exercitando a Memória (30), Ginástica e Coral, ambos com 40 vagas cada. O curso para a memória começa no dia 5 de março; o coral inicia dia 12 e a ginástica, dia 13. As matrículas acontecem diariamente na sede da Manaus Previdência (av. Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada), das 8h às 14h, bastando o segurado apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. As inscrições terminam no dia 2 de março. Informações podem ser obtidas pelo número (92) 3186-8000, das 8h às 17h.

A coordenadora do Setor de Psicossocial (Psico) da previdência municipal, assistente social Darla Gondim, lembra que os conteúdos dos cursos apresentam benefícios variados, para o corpo e para a mente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. “Procuramos proporcionar isso aos segurados para que, após a aposentadoria, eles continuem tendo uma rotina que estimule o pensar e o agir”.

Além dos cursos, a Manaus Previdência também oferece, mensalmente, a exibição de um filme, como forma de proporcionar o acesso à sétima arte por meio do cinema. É o Cine Pipocaprev, que no dia 14 de março vai exibir o filme “À espera de um milagre”, história do relacionamento incomum e comovente entre um carcereiro e um preso que está no corredor na morte. “A exibição acontece na segunda quarta-feira do mês e ao término, temos uma rápido debate com os espectadores sobre o que a história nos leva a refletir”.

Foi para perder os dois quilos que ganhou nas férias das atividades que a pensionista Ivani de Souza, 65, voltou a se matricular na aula de ginástica nesta segunda-feira, 26/02. “É uma questão de saúde”, explica. “E posso participar normalmente do Cine Pipocaprev, pois o que ganho comendo a pipoca eu perco na aula de ginástica”, ensina, fazendo referência à pipoca e ao suco que são distribuídos aos segurados e ao seus acompanhantes durante a exibição do filme.

Os cursos oferecidos pela Manaus Previdência acontecem em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), no caso do Exercitando a Memória, e com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UEA), para os demais.

 

Contracheque

As inscrições para os cursos ocorreram na manhã desta segunda-feira, durante a entrega dos contracheques aos segurados do município. Neste dia, aposentados e pensionistas têm ao seu dispor uma série de serviços, como corte de cabelo, massoterapia, aferição de pressão arterial, limpeza de pele e noções de maquiagem e design de sobrancelhas, além de exposição de artesanato, tudo com a distribuição de um farto café da manhã.

Há, ainda, palestras educativas. Neste mês, o tema abordado foi sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, ministrada por alunos da Enfª Msc. Loren Nascimento, que supervisionou a exposição.

Atualmente, a previdência municipal garante o pagamento de mais de 6 mil benefícios.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.