O fechamento dos escritórios do Ibama e do Incra no interior do Estado será discutido, nesta próxima sexta-feira (18), às 9horas, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado, em audiência pública realizada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALE, deputado Luiz Castro.
“O fato é que o fechamento desses escritórios prejudica muito as ações de fiscalização ambiental e regularização fundiária no interior. Além disso, a medida também causa grandes transtornos aos servidores dos órgãos e à população que precisa dos serviços”, avaliou Castro.
Recentemente, o Ibama anunciou o fechamento de quatro de suas seis unidades localizadas no interior (Itacoatiara, Tefé, Tabatinga e Carauari). Outro órgão federal, o Incra, também procedeu da mesma maneira, fechando unidades no Amazonas.
Para Castro, sem a presença desses órgãos no interior, será cada vez mais difícil coibir os crimes ambientais, a exploração ilegal dos recursos naturais e a degradação de áreas verdes. “O fechamento tem um impacto extremamente negativo para o meio ambiente, para o País, para os servidores e principalmente para os nossos irmãos do interior”, afirmou.
Para debater o assunto, foram convidados para a audiência pública representantes do Ibama; Incra; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS); Ipaam; IDAM; Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep/AM); Ministério Público Federal (MPF), e representantes das prefeituras dos municípios envolvidos na questão.