A candidata ao Governo do Amazonas Professora Maria do Carmo (PL) afirmou, nesta terça-feira (15/9), que pretende estabelecer uma parceria com o prefeito Renato Junior (Avante), caso seja eleita. Durante entrevista ao G6, ela também defendeu a ampliação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e apresentou propostas para saúde, segurança pública, economia e interior.
A sabatina durou cerca de uma hora e foi realizada pelo Grupo dos Seis (G6). O consórcio reúne Portal do Marcos Santos, Amazonas Atual, BNC Amazonas, Portal Único, Blog do Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy.
Um dos pontos abordados foi a relação com o prefeito Renato Junior, adversário político da candidata. Maria do Carmo afirmou que, se chegar ao Governo do Estado, pretende procurar o prefeito para trabalhar conjuntamente em questões da capital.
A declaração ocorre após os embates entre os dois na eleição municipal de 2024.
A candidata voltou ao assunto ao responder uma pergunta sobre os problemas enfrentados pelo Centro de Manaus. Ela defendeu a participação conjunta de Estado e Município na busca de soluções para a cidade.
Maria do Carmo também se manifestou favoravelmente à implantação de um grande eixo viário em Manaus. Outra proposta mencionada foi o aproveitamento dos rios para o transporte coletivo.
Na educação, Maria do Carmo defendeu maior presença da Universidade do Estado do Amazonas no interior.
Segundo a candidata, a instituição dispõe de recursos para ampliar sua atuação nos municípios.
“É preciso investir na ampliação dela. Meu compromisso é fazer com que a nossa Universidade atenda às demandas dos nossos municípios e ofereça uma educação de qualidade”, declarou.
Maria do Carmo voltou a defender mudanças na estrutura da saúde estadual. Entre as propostas estão concursos públicos regionalizados e remuneração diferenciada para profissionais que trabalhem no interior.
A candidata afirmou que a medida poderia ajudar a fixar médicos e especialistas nos municípios. Também disse que pretende rever contratos com organizações sociais responsáveis pela administração de unidades estaduais.
Durante a entrevista, Maria do Carmo criticou a atual forma de gestão do setor e afirmou que “saúde não é mercadoria”.
Na segurança pública, a candidata prometeu ampliar o efetivo policial, convocar aprovados em concursos e recuperar delegacias e quartéis.
Também defendeu valorização financeira dos profissionais da segurança.
Maria do Carmo criticou uma política de segurança baseada principalmente em câmeras de monitoramento. Para ela, é necessário aumentar a presença policial nas ruas.
“Bandido a gente tem que enfrentar sem medo e sem pena”, declarou.
A Zona Franca de Manaus também esteve entre os principais temas da sabatina.
Maria do Carmo voltou a defender uma “recauchutagem” do modelo. A candidata propõe ampliar as matrizes econômicas do Amazonas.
Entre as atividades citadas estão mineração, produção de fertilizantes, petróleo, gás, óleos vegetais e indústria naval. Ela informou que pretende apresentar novos detalhes de suas propostas econômicas até o dia 20.
A candidata afirmou ainda que sua posição em defesa da Zona Franca está acima de divergências ideológicas. Disse que pretende atuar junto ao candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, para defender o modelo.
Maria do Carmo também falou sobre os efeitos das cheias e vazantes dos rios no interior.
Ela defendeu políticas permanentes de prevenção e assistência às populações atingidas e criticou as condições de saneamento das comunidades.
A candidata afirmou que o Estado precisa garantir acesso à água potável, banheiros e condições básicas de higiene.
Na área ambiental, propôs substituir lixões por aterros sanitários, ampliar a reciclagem e aproveitar resíduos para geração de energia.
Ao ser questionada sobre seus candidatos ao Senado, Maria do Carmo afirmou que votará apenas no deputado federal Alberto Neto (PL).
Em 2026, o eleitor do Amazonas pode escolher dois candidatos ao Senado.
Maria do Carmo disse que não pretende apoiar nenhum dos demais concorrentes para a segunda vaga e afirmou que deixará o segundo voto em branco.
Durante a entrevista, a candidata chegou a dizer que seria possível votar duas vezes no mesmo candidato. Após ser corrigida pelos entrevistadores, reconheceu o equívoco e afirmou que optará pelo voto em branco na segunda escolha.
A candidata também falou sobre dois empreendimentos ligados ao grupo empresarial do qual faz parte.
Segundo Maria do Carmo, o Tropical Hotel deverá ser entregue à rede Marriott no fim de setembro. A previsão inicial é disponibilizar 380 apartamentos, com expansão posterior para 580 unidades.
Ela também anunciou planos para iniciar a reforma da Santa Casa de Misericórdia. O imóvel foi adquirido em leilão pela Fametro.
O G6 já entrevistou os candidatos David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Progressista).
Tags: Maria do Carmo, eleições 2026, Governo do Amazonas, G6, Renato Junior, UEA, Zona Franca de Manaus, saúde, segurança pública, Alberto Neto
Veja mais notícias em Política