15/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Roberto Cidade propõe programa de apoio a mães solo no Amazonas

Publicado em 15 de setembro, 2026

Roberto Cidade propõe programa de apoio a mães solo no Amazonas

Linha fina: Candidato à reeleição apresentou no Zumbi o “Mãe Solo Protegida”, com prioridade em creches, qualificação profissional, microcrédito e assistência. (Foto: Divulgação)

O governador e candidato à reeleição Roberto Cidade (União Progressista) apresentou nesta segunda-feira (14), durante caminhada no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, a proposta de criação do programa “Mãe Solo Protegida”, voltado a mulheres que criam os filhos sozinhas.

A proposta prevê prioridade para mães solo em políticas e serviços públicos, além de ampliação do acesso a creches, qualificação profissional, microcrédito, orientação jurídica, atendimento psicossocial e ações de inclusão produtiva.

Segundo o plano apresentado pela campanha, o programa pretende utilizar recursos do Tesouro Estadual e convênios federais nas áreas de assistência social e qualificação, além de linhas de microcrédito da agência estadual de fomento e parcerias com municípios para atendimento em creches.

“Com o ‘Mãe Solo Protegida’, vamos criar oportunidades para as mães, para que tenham emprego e uma renda fixa. Quando cuidamos das mães, estamos cuidando das crianças e adolescentes”, afirmou Cidade.

A proposta busca permitir que mulheres responsáveis sozinhas pelos filhos tenham maior acesso ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. O candidato não detalhou, no material divulgado pela campanha, o orçamento previsto, número de beneficiárias ou cronograma para implantação do programa.

Durante a caminhada, Cidade também citou propostas para saúde, segurança, assistência social, geração de emprego e renda e infraestrutura.

Mãe solo de quatro filhos, Andreza Almeida, de 38 anos, afirmou que a falta de vaga em creche aumenta as despesas familiares porque precisa pagar uma pessoa para cuidar do filho mais novo enquanto trabalha.

“Eu trabalho o dia todo fora e, como não tem creche, pago uma pessoa para cuidar do meu filho menor. O apoio às mães solo vai além de conseguir um emprego, passa também por vaga em creche, por qualificação profissional e saúde física e emocional”, disse.

A caminhada no Zumbi reuniu candidatos e apoiadores da coligação União Pelo Amazonas. Cidade disputa a reeleição tendo Serafim Corrêa (PSB) como candidato a vice-governador.

As propostas fazem parte do plano de governo apresentado pela coligação para a eleição deste ano.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.