
Marco Aurélio Choy toma posse como desembargador do TJAM
Marco Aurélio de Lima Choy tomou posse administrativa nesta terça-feira (25) como desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ele ocupa a vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia e sucede Domingos Jorge Chalub Pereira, aposentado em 2025 após 21 anos no cargo.
A solenidade foi realizada na sede do TJAM. O vice-governador Serafim Corrêa participou representando o governador Roberto Cidade, responsável pela escolha de Choy a partir da lista tríplice encaminhada pelo Tribunal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de agosto.
Durante a cerimônia, Choy assinou o Termo de Posse e prestou o compromisso com os deveres do cargo. O presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, formalizou a posse do novo integrante do colegiado de 2º Grau.
Serafim destacou a trajetória profissional de Choy e relembrou a relação entre os dois desde a participação do novo desembargador no movimento estudantil.
“Você é o depositário da confiança da sua classe, da confiança dos seus agora colegas desembargadores e também da confiança do chefe do Poder Executivo. Faço votos e, mais do que isso, tenho certeza de que você será um grande magistrado, dando a cada um o que é seu”, afirmou.
Choy agradeceu a confiança recebida durante o processo de escolha e afirmou que pretende exercer o cargo com foco na prestação do serviço judicial à população.
“Quero também acordar todos os dias cedo para prestar o melhor serviço público e judicial para o povo do Estado do Amazonas”, declarou.
Previsto no artigo 94 da Constituição Federal, o Quinto Constitucional reserva um quinto das vagas de determinados tribunais a integrantes do Ministério Público e da advocacia que atendam aos requisitos constitucionais.
No caso da vaga ocupada por Choy, destinada à advocacia, o processo passou pela formação de lista sêxtupla da classe e, posteriormente, pela escolha de três nomes pelo Tribunal Pleno do TJAM. A lista tríplice foi encaminhada ao governador Roberto Cidade, a quem coube a escolha final. Choy foi nomeado no mesmo dia em que o Tribunal definiu os três candidatos.
SEO tags: #MarcoAurélioChoy #TJAM #QuintoConstitucional #Justiça #Amazonas #SerafimCorrêa
Veja mais notícias em Cidade