25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus recebe nova operação para retirada de publicidade irregular em espaços públicos

Publicado em 25 de junho, 2026

Manaus recebe nova operação para retirada de publicidade irregular em espaços públicos

A Prefeitura de Manaus volta a intensificar as ações de combate à poluição visual na capital, promovendo a retirada de engenhos publicitários irregulares espalhados por toda a cidade. Nesta quinta-feira, 25/6, sob coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), mais uma ação de retirada foi realizada desde a avenida São Jorge até a avenida Jacira Reis, passando pela Darcy Vargas, removendo faixas, banners, windbanners, cartazes e lambe-lambes instalados sem autorização, em descumprimento ao Código de Posturas de Manaus.

Participaram dos serviços as equipes das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

O objetivo é combater a poluição visual, ordenar o espaço público e valorizar a paisagem urbana, deixando Manaus mais limpa, bonita e organizada. Para o diretor-presidente do instituto, Antônio Peixoto, o trabalho tem caráter permanente e busca conscientizar a população sobre a importância do cumprimento do ordenamento urbano, para o bem de todos e para deixar uma cidade mais limpa.

“Quem instala publicidade irregular está desrespeitando a legislação e prejudicando a imagem da cidade. Não se trata apenas de estética, mas de ordenamento urbano e respeito ao espaço público. Vamos continuar atuando de forma firme para retirar esse material das ruas, conscientizar a população e responsabilizar quem insiste em descumprir as regras. Manaus merece uma paisagem urbana limpa, organizada e valorizada”, completou Peixoto.

IMMU

Para o motociclista batedor do IMMU, Frank Rodrigues, a publicidade instalada de forma irregular em vias públicas pode interferir diretamente na leitura da sinalização de trânsito e comprometer a atenção dos condutores. “Em alguns casos, o material ocupa áreas próximas a placas regulamentadoras e equipamentos viários, criando situações de risco. A retirada desses elementos contribui para uma circulação mais segura e organizada para todos os usuários da via”, disse o batedor.

À frente da operação, o fiscal do Implurb, Sidney Costa, lembrou que apesar de tanta tecnologia disponível, muitas pessoas ainda insistem em utilizar faixas, lambe-lambe, galhardetes e outros materiais proibidos para divulgação. “Além de irregulares, essas estruturas causam poluição visual e prejudicam a paisagem urbana. Nosso trabalho é retirar esse material e orientar a população sobre as regras de ordenamento da cidade. A intenção é manter ações regulares, pelo menos a cada 15 dias, para combater esse tipo de infração”, afirmou.

Lambe-lambe é um tipo de cartaz impresso em papel, geralmente de baixo custo, que é colado diretamente em muros, postes, tapumes, paredes, fachadas e outros espaços públicos utilizando cola ou pasta adesiva.

“A cidade não pode ser tratada como um mural sem regras. Faixas, banners e lambe-lambes instalados irregularmente geram poluição visual, degradam a paisagem e comprometem o ordenamento urbano. Por isso, reforçamos a necessidade da população, comerciantes e empresários colaborarem com todos”, reafirmou o diretor-presidente.

Avenidas

A ação desta quinta contemplou áreas de grandes avenidas e corredores viários muito utilizados. Empresas e pessoas físicas ou jurídicas que fazem publicidade irregular, em locais como postes, árvores, logradouros públicos, calçadas, sinalização de trânsito, pontes, viadutos, passarelas e outros espaços similares, estão sujeitas ainda a aplicação de multas pela infração, variando de 4 UFMs (Unidade Fiscal do Município) até 70 UFMs, conforme o Código de Posturas da cidade, a lei complementar 005/2014. A UFM está em R$ 152,78.

É proibido, por exemplo, instalar engenhos em leitos dos rios, igarapés, praias; postes de iluminação pública ou rede de telefonia, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito; obras públicas, como pontes, viadutos, passarelas, além de estátuas, esculturas, monumentos e bancos em logradouros e similares; no passeio público, salvo quando os mobiliários urbanos são regularizáveis e não prejudiquem a mobilidade urbana. A regulamentação dos engenhos é prevista no Plano Diretor.

Em excesso, a mídia publicitária acaba formando poluição visual, especialmente com o uso de material gráfico em papel e plástico, deteriorando a paisagem urbana.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.