05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com foco nas escolas, SSP-AM intensifica combate à violência contra crianças e adolescentes

Publicado em 06 de maio, 2026

Com foco nas escolas, SSP-AM intensifica combate à violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento Técnico-Científico (DPTC) e do Departamento Integrado de Prevenção à Violência Escolar e Social (DIPVES), intensificou entre terça-feira (05/05) e esta quarta-feira (06/05), palestras educativas em escolas da rede estadual e municipal do Amazonas. A iniciativa integra a operação Caminhos Seguros, voltada ao combate de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

As ações são direcionadas especialmente às crianças e adolescentes, com linguagem acessível e abordagem educativa, a fim de ajudar a identificar situações de risco, reconhecer comportamentos inadequados e entender como buscar ajuda.

Uma das palestras foi ministrada pela diretora do Instituto Criminalística (IC), Najara Marinho, para alunos da rede minicipal. Ela abordou o tema “Proteção que transforma: guiando nossos filhos no mundo digital”. Ela falou sobre a importância de promover de forma clara diálogos entre pais e filhos para se iniciar a conscientização desde cedo.

Palestras

“As palestras têm como foco orientar crianças, adolescentes e também os pais, promovendo o diálogo aberto sobre proteção, segurança e reforçando o uso da internet de forma segura. A conscientização no ambiente familiar é uma das principais estratégias para prevenir situações de vulnerabilidade das nossas crianças e adolescentes”, explicou a diretora.

Nesta quarta, a palestra foi ministrada em uma escola estadual, no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. A psicóloga do Departamento Integrado de Prevenção à Violência Escolar e Social, Ana Karoline, destacou que durante todo o período operacional estarão fortalecendo as palestras nas escolas.

“Já fazemos essas palestras em diversas escolas, mas agora, estamos com as ações fortalecidas para que alcancemos mais crianças, e adolescentes. Hoje falamos sobre violência psicológica, cyberbullying, dentre outros temas aos jovens de 13 e 14 anos e claro, sobre a importância dos canais de denúncia”, explicou.

Operação Caminhos Seguros

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação Caminhos Seguros é realizada durante o mês de maio em todo o país.

A ação integra as mobilizações pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dentre outros crimes. Além das ações educativas, as Polícias Civil e Militar com o apoio da SSP-AM, estão atuando no combate aos crimes contra crianças e adolescentes no Amazonas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.