05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sejusc fortalece programas de promoção da saúde voltados ao público idoso no AM

Publicado em 06 de abril, 2026

Sejusc fortalece programas de promoção da saúde voltados ao público idoso no AM

No Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, celebrado nesta segunda-feira (06/04), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) destaca as ações voltadas ao público envelhescente e de pessoas idosas por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi). As iniciativas fazem parte do programa EnvelheSer 60+ e são desenvolvidas, entre outros espaços.

Entre as atividades, os grupos do Idoso em Movimento têm um papel fundamental na promoção do bem-estar e da autonomia desse público, como no caso do grupo Fontes de Água Viva, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus. No local acontecem encontros regulares, em que os participantes saem do isolamento e passam a adotar uma rotina mais ativa, com momentos de lazer e atividades físicas.

Grupo

A coordenadora do grupo, Ana Luiza, destaca que os encontros promovem cuidado e socialização. “Eles passam a olhar mais para si, a se cuidar e a viver melhor. Aqui, criam vínculos, se apoiam e encontram um espaço para deixar de lado as preocupações do dia a dia. Isso reflete diretamente na qualidade de vida e na felicidade deles”, afirmou.

Aos 80 anos, Sebastião Lima é um dos participantes e ressalta os benefícios do projeto. Segundo ele, a iniciativa contribui para uma rotina mais ativa e saudável. “Frequento o projeto há muitos anos e isso nos ajuda muito. A gente desenvolve atividades, envelhece com saúde e sai daqui mais leve e feliz. O apoio da Sejusc é muito importante, porque aqui somos como uma família”, disse.

EnvelheSer 60+

O programa EnvelheSer 60+ fortalece a rede de atendimento e o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa é estruturada em três eixos: garantia de direitos e atendimento às vítimas; prevenção e enfrentamento à violência, com interiorização das políticas públicas; e promoção da saúde, do bem-estar e da autonomia financeira.

Alinhado ao Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), o programa amplia a rede de atendimento e oferece serviços como fisioterapia, enfermagem, orientações jurídicas, além de atividades como hidroginástica, pilates e capacitações sobre os direitos da pessoa idosa.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.