
Candidato à reeleição apresentou projeto durante caminhada na Compensa; unidade integra proposta de Rede Regional de Hospitais. (Foto: Divulgação)
O governador e candidato à reeleição Roberto Cidade (União Brasil) apresentou nesta terça-feira (15), durante caminhada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, a proposta de construir um Hospital do Idoso na capital. A unidade integra a Rede Regional de Hospitais prevista no plano de governo registrado pela candidatura.
Cidade percorreu ruas do bairro acompanhado do coordenador-geral da campanha, Marcos Rotta, candidatos da coligação União Pelo Amazonas, lideranças e apoiadores.
Segundo o candidato, o hospital será destinado ao atendimento especializado da população idosa.
“Vamos construir um hospital de referência para os idosos aqui na cidade de Manaus, priorizando o atendimento aos idosos que muitas vezes são esquecidos, para que eles possam ter ali um local onde possam ser acolhidos e atendidos com toda a estrutura do Estado”, afirmou.
A proposta faz parte de um conjunto de mudanças apresentadas por Cidade para a rede estadual de saúde. A Rede Regional de Hospitais pretende ampliar serviços especializados e reduzir a concentração dos atendimentos de média e alta complexidade em Manaus. A candidatura já havia apresentado o projeto em agendas anteriores no interior.
Além do Hospital do Idoso, o plano prevê a construção do Hospital da Mulher e do Hospital Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus.
Cidade também propõe transformar 11 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com funcionamento 24 horas.
Outra proposta é implantar cinco novos barcos-hospitais para atender comunidades ribeirinhas e localidades de difícil acesso. Na atenção especializada, o candidato prevê novos Centros de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (CAICs TEA) e a implantação do Centro TEA Amazonas.
De acordo com a campanha, a expansão da estrutura hospitalar teria financiamento de diferentes fontes, entre elas recursos estaduais, Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério da Saúde, Novo PAC, emendas parlamentares e operações de crédito para aquisição de equipamentos.
A caminhada na Compensa reuniu integrantes da coligação União Pelo Amazonas, formada pela Federação União Progressista, Podemos e PSB. Serafim Corrêa (PSB) disputa a reeleição como vice-governador na chapa de Cidade, enquanto o ex-governador Wilson Lima concorre ao Senado. A composição da chapa e da coligação consta dos registros eleitorais da candidatura.
Veja mais notícias em Política