01/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Para reduzir remoções a Manaus, Omar propõe leitos de UTI no interior

Publicado em 01 de setembro, 2026

Para reduzir remoções a Manaus, Omar propõe leitos de UTI no interior

O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), propõe ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fora de Manaus como parte de uma estratégia de regionalização da saúde. O Plano Estratégico de Desenvolvimento prevê a implantação de leitos de UTI nas macrorregiões de saúde do Estado, associada à estruturação de polos regionais capazes de atender casos de média e alta complexidade mais próximos de onde vivem os pacientes.

A proposta busca enfrentar uma das principais desigualdades identificadas pelo plano: a concentração dos serviços de maior complexidade na capital. O diagnóstico aponta que 44 dos 62 municípios amazonenses estão em situação de Deserto Assistencial, considerando fatores como insuficiência de leitos e médicos, ausência de UTI e demora no atendimento especializado.

Desse total, 29 municípios são classificados como Deserto Crítico. O problema tem impacto direto sobre a população do interior. Segundo o plano, 52,3% dos amazonenses vivem a mais de quatro horas do serviço de saúde especializado mais próximo.

“Reduzir os desertos assistenciais é transformar quilômetros de isolamento em caminhos reais de acesso à saúde”, cita o plano do candidato.

Polos regionais com UTI

Para reduzir essa desigualdade, o plano prevê a implantação ou ampliação de hospitais em municípios-polo, escolhidos a partir de critérios como população atendida pelo SUS, distância e tempo de deslocamento até os serviços de referência, estrutura de saúde já existente e perfil epidemiológico de cada região.

Esses polos deverão contar com leitos de UTI, maternidade, centro cirúrgico e bloco obstétrico, ampliando a capacidade de atendimento no interior e reduzindo a necessidade de transferência de pacientes para Manaus.

Durante a campanha, Omar também tem defendido a construção de oito hospitais regionais. Em agendas recentes no interior, anunciou unidades de 150 leitos de média e alta complexidade em Parintins e Coari. Em Parintins, a proposta é que o hospital funcione como referência para o Baixo Amazonas.

Mais UTI e menos remoções

A regionalização também pretende diminuir a necessidade de transferência de pacientes para a capital. O plano registra 95.274 pacientes do interior com demandas ativas no Sisreg-AM e aponta que a falta de atendimento especializado nos municípios aumenta a pressão sobre o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A proposta é reduzir progressivamente esses deslocamentos à medida que a rede regional seja estruturada. Além da implantação de leitos de UTI, o plano prevê ampliar a telessaúde e fortalecer os serviços de média e alta complexidade fora de Manaus.

A estratégia também contempla a assistência neonatal. O diagnóstico aponta déficit de leitos de UTI Neonatal no Estado e prevê a ampliação dessa estrutura dentro da reorganização da rede.

Atendimento mais perto de casa

A regionalização não se limita aos leitos de UTI. O plano prevê ainda Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sub-regionais em municípios com maior necessidade de serviços de urgência e emergência.

A proposta é mudar a lógica de funcionamento da saúde pública no Amazonas: em vez de concentrar os atendimentos de maior complexidade em Manaus e obrigar pacientes a percorrer grandes distâncias, ampliar a capacidade de atendimento nas diferentes regiões do Estado, levando serviços especializados para mais perto de onde a população vive.

Tags:

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.