
Foto: Lucas Silva/DPE-AM
A primeira pós-graduação em Prática Defensorial do Brasil formou, nesta quarta-feira (26), 20 profissionais no Amazonas. Promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a especialização reuniu defensores públicos, servidores e residentes jurídicos em uma formação voltada à atuação prática e ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade.
O 1º subdefensor público geral, Helom Nunes, que também participou do curso como docente, afirmou que a parceria entre as instituições contribui para qualificar a atuação dos profissionais e, consequentemente, o atendimento prestado pela Defensoria.
“Todo esse processo de capacitação se traduz em um atendimento melhor para a população. Ele qualifica nossas petições, aprimora nossos argumentos nas ações e proporciona à Defensoria um corpo profissional mais atualizado”, declarou.
A 2ª subdefensora pública geral, Sarah Lobo, foi uma das alunas do curso que receberam o certificado durante a cerimônia. Ela comentou sobre a importância de ter participado de uma formação voltada à atuação jurídica humanizada e às necessidades da população atendida pela instituição.
“É uma formação voltada para uma atuação crítica da Defensoria, formando profissionais preparados para atuar de forma mais sensível e qualificada diante das necessidades da população em situação de vulnerabilidade no Amazonas”, disse.

Foto: Lucas Silva/DPE-AM
A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam), Karoline Santos, destacou que a formação teve uma abordagem prática, voltada às especificidades do atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
“O curso teve uma visão mais voltada para as peculiaridades dos nossos atendimentos, abordando teses jurídicas aplicadas no dia a dia e as prerrogativas da instituição. Tudo isso faz diferença na atuação”, ressaltou.
A pós-graduação também contou com professores com experiência na atuação da Defensoria e no atendimento direto à população. Para o diretor da Faculdade de Direito da Ufam, Adriano Ferreira, essa característica permitiu aproximar o conteúdo acadêmico da realidade encontrada pelos profissionais.
“O curso teve um viés prático, buscando uma escuta qualificada e um contato maior com a população, ressaltando a dignidade dessas pessoas no acesso à Justiça”, afirmou.
Coordenadora do curso, a professora Dorinethe Rolim destacou o caráter inédito da pós-graduação no país. Segundo ela, a iniciativa surgiu a partir do contato com defensores públicos e da percepção sobre a importância de aproximar a academia da atuação prática, contribuindo para o fortalecimento da assistência jurídica gratuita no estado.
“É uma especialização única no Brasil. Na Ufam, dois professores são defensores públicos, Rafael Barbosa e Maurílio Casas Maia. A presença deles nos inspirou a criar essa formação, que traz uma abordagem direcionada especificamente à atuação da Defensoria”, afirmou.
Veja mais notícias em Cidade