
Foto: Agência Brasil
A Justiça do Amazonas atendeu ao pedido formulado em ação civil pública (ACP) pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e concedeu tutela provisória de urgência, determinando que a concessionária Âmbar Energia adote as medidas necessárias para regularização do serviço de geração e distribuição de energia elétrica em Anori. A iniciativa do MP teve início com a Notícia de Fato nº 202.2025.000036, instaurada em agosto de 2025, após constatação de diversos apagões e oscilações de energia no município.
Apesar de a concessionária ter informado, extrajudicialmente, que implementaria um programa de investimentos no valor de R$ 60 milhões, com previsão de modernização dos grupos geradores até abril de 2026, o MP constatou a persistência das interrupções ao longo de todo o primeiro semestre de 2026, que se tornaram ainda mais frequentes nos meses de junho, julho e agosto. Além disso, verificou-se que a empresa não se manifestou em relação à solicitação de informações feita pelo órgão.
Segundo o promotor de Justiça responsável pela ACP, Bruno Batista da Silva, antes de recorrer ao Poder Judiciário, o Ministério Público buscou a solução extrajudicial, via instauração de inquérito civil, expedição de recomendação e acompanhamento das medidas informadas pela empresa.
“Contudo, o problema persistiu. A população de Anori continuou enfrentando interrupções reiteradas de um serviço público essencial, com impactos sobre as residências, o comércio, as escolas, as unidades básicas de saúde e toda a dinâmica da cidade” explicou o membro do MP.
O promotor ressaltou que a atuação representa o cumprimento constitucional do Ministério Público de proteger os interesses coletivos e assegurar que os direitos fundamentais não permaneçam apenas no papel. “O objetivo da ação foi garantir uma solução concreta, estrutural e duradoura para a população de Anori, assegurando que o serviço de energia elétrica seja prestado de forma adequada, regular, contínua, eficiente e segura”, finalizou.
Nesse cenário, a Justiça acolheu o pedido do MP e determinou que a Âmbar Energia:
Por fim, foi fixada multa diária no valor de R$ 20 mil, limitada a 10 dias, em caso de descumprimento injustificado de qualquer uma das obrigações listadas na decisão.
Veja mais notícias em Geral