08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estudantes de Manaus representam Semed na etapa nacional da First Lego League Explore

Publicado em 29 de julho, 2026

Estudantes de Manaus representam Semed na etapa nacional da First Lego League Explore

Após conquistarem o primeiro lugar na etapa regional da “First Lego League (FLL) Explore 2026”, uma das maiores competições de robótica educacional do mundo, estudantes do 5º ano do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, da Prefeitura de Manaus, vão representar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) na etapa nacional da competição, marcada para o dia 17 de outubro deste ano, no ginásio Isabel Salgado, no Rio de Janeiro.

Alunos

Nessa terça-feira, 28/7, os alunos visitaram o secretário municipal de Educação, Arone Bentes, para apresentar o projeto vencedor “Arqueoguardião”, compartilhar a conquista e falar sobre a expectativa para a fase nacional, que reunirá equipes de diversas regiões do país.

O projeto foi desenvolvido pela equipe Curumim Tech, ao longo de cinco meses de pesquisas sobre a arqueologia amazônica. Durante esse período, os estudantes realizaram visitas técnicas a museus, entrevistaram arqueólogos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e construíram uma maquete motorizada com o Kit Lego, conquistando o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental 1 da etapa regional.

O secretário Arone Bentes destacou que a classificação evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal e reforçou o apoio da Semed aos estudantes na competição nacional.

Tecnologia

“Essa conquista demonstra como a tecnologia pode ser uma ferramenta para valorizar a nossa identidade amazônica. Os alunos uniram inovação, ciência e preservação ambiental em um projeto de excelência. A Semed continuará apoiando iniciativas que despertem o protagonismo e o talento dos nossos estudantes”, afirmou o secretário.

A coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) do Cime, professora Juliana Viana, ressaltou que o resultado é fruto do trabalho desenvolvido com os alunos ao longo do ano.

“Foram cinco meses de muito aprendizado, pesquisa e dedicação. Mas do que conquistar um prêmio, eles desenvolveram habilidades em programação, trabalho em equipe e investigação científica. Agora terão a oportunidade de representar Manaus em uma competição nacional”, explicou.

Programadora da equipe Curumim Tech, a estudante Danielly Bianca Souza da Silva, de 8 anos, comemorou a classificação e falou sobre o aprendizado adquirido durante o projeto.

“Aprendi a programar, conheci mais sobre a arqueologia da Amazônia e estou muito feliz por representar a minha escola e Manaus. Vai ser uma experiência que vou levar para a vida toda”, disse.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.