
Carga altamente tóxica era transportada sem autorização; motorista foi preso em flagrante. (Foto: Reprodução)
Manaus – Uma fiscalização de rotina na BR-319 resultou na apreensão de 108 quilos de mercúrio transportados de forma irregular na última sexta-feira (10). A substância, de uso controlado e frequentemente associada ao garimpo ilegal, foi encontrada no porta-malas de um carro de passeio.
Segundo as autoridades, o material estava armazenado em três recipientes, sem as condições técnicas exigidas para o transporte de produtos perigosos.
O mercúrio é uma substância altamente tóxica e seu comércio, transporte e utilização são regulamentados pela legislação ambiental brasileira. Para o transporte legal, é necessária a apresentação de licença ambiental, guia de transporte de produtos perigosos e documentação que comprove a origem e o destino da carga.
Durante a abordagem, o motorista não apresentou nenhum dos documentos obrigatórios. Ele foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com a carga apreendida, à Delegacia de Polícia Judiciária, onde o caso foi registrado como crime ambiental.
As autoridades suspeitam que o mercúrio seria destinado a áreas de garimpo ilegal na Amazônia. O metal é utilizado na separação do ouro, prática que provoca contaminação de rios, peixes e afeta diretamente comunidades ribeirinhas e indígenas.
Veja mais notícias em Cidade