
Hexa adiado: Com dois gols de Haaland, Brasil cai nas oitavas de final
O sonho do hexacampeonato terminou de forma dolorosa para a Seleção Brasileira. Com dois gols de Haaland, a Noruega venceu o Brasil por 2 a 1, neste domingo (5), em Nova Jersey, eliminou a equipe de Carlo Ancelotti nas oitavas de final da Copa do Mundo e escreveu uma das maiores páginas de sua história. Neymar, em sua despedida com a camisa da Seleção Brasileira, diminuiu em cobrança de pênalti nos acréscimos.
A Noruega se aproveitou do pênalti perdido por Bruno Guimarães ainda no primeiro tempo para se manter viva na partida. Com o resultado, os europeus aguardam o vencedor de México e Inglaterra. As duas equipes se enfrentam neste domingo, na Cidade do México. O Brasil volta para casa e segue sem vencer um europeu em Copas do Mundo desde o triunfo por 2 a 0 sobre a Alemanha, na final do Mundial de 2002.
A equipe de Carlo Ancelotti ainda criou boa chance com Vini Jr., que exigiu grande defesa do goleiro norueguês aos 39 minutos. Bem marcado, Haaland pouco participou da partida. Já nos acréscimos, a Noruega assustou pela primeira vez em grande estilo, quando Odegaard invadiu a área e obrigou Alisson a fazer excelente defesa aos 47.
O Brasil voltou do intervalo sem a mesma intensidade e desperdiçou sua melhor oportunidade aos 14 minutos. Após belo passe de Vini Jr., Endrick saiu livre diante de Nyland, mas finalizou para fora. Na tentativa de mudar o cenário, Carlo Ancelotti promoveu a entrada de Neymar aos 22 minutos da etapa final. Mas não mudou muito o panorama da partida.
Mesmo com as mudanças, a Seleção seguiu com dificuldades e ainda contou com duas grandes defesas de Alisson, especialmente em chute de Schjelderup. A pressão norueguesa foi premiada aos 34 minutos, quando Haaland se antecipou a Gabriel Magalhães após cruzamento da esquerda e marcou o gol da vitória da Noruega.

O gol perdido por Endrick aos 14 minutos do primeiro tempo poderia ter decidido o jogo. O camisa 19 fez as escolhas erradas no lance e finalizou para fora
Haaland parecia morto na partida. Teve atuação apagada no primeiro tempo. Porém, no segundo tempo, aproveitou as duas chances que teve na partida para garantir a classificação da Noruega.
Matheus Cunha não repetiu as boas atuações dos jogos anteriores da Copa do Mundo. Sofreu o pênalti no primeiro tempo e foi só.
Ismail Elfath deixou a partida rolar. O árbitro não marcou qualquer falta nas disputas entre defensores e atacantes de Brasil e Noruega.
Bruno Guimarães bateu muito mal o pênalti a favor da Seleção Brasileira no primeiro tempo. O Brasil não tinha um batedor oficial em campo na partida deste domingo. Nos amistosos antes da Copa do Mundo, Igor Thiago foi quem executou as duas cobranças.
Antes deste jogo, as duas equipes já tinham se enfrentado uma única vez na Copa do Mundo da FIFA™, em 1998, com vitória da Noruega por 2 a 1 na fase de grupos. O placar se repetiu, e o Brasil segue sem vencê-los no Mundial.
Antes deste jogo, a Seleção Brasileira havia avançado para as quartas de final em todas as últimas oito edições do Mundial. A última vez que o Brasil caiu nas oitavas foi em 1990, com derrota por 1 a 0 para a Argentina.
O Brasil passou 11 jogos sem perder em solo americano na Copa do Mundo (oito vitórias, três empates).
A Noruega disputará as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez.
Erling Haaland marcou sete gols em quatro jogos nesta Copa do Mundo. Considerando todos os jogos pela seleção norueguesa, em todas as competições, já são 62 gols em 54 partidas.
Depois de Pelé, Neymar é o segundo jogador brasileiro a marcar em quatro edições diferentes da Copa do Mundo. Neymar fez quatro em 2014, dois em 2018, dois em 2022 e um em 2026, enquanto Pelé fez seis em 1958, um em 1962, 1 em 1966 e 4 em 1970.
O treinador italiano Carlo Ancelotti, que comanda o Brasil, encerrou sua carreira como jogador da Itália após uma partida contra a Noruega: empate por 1 a 1 em 13 de novembro de 1991, nas eliminatórias para a UEFA Euro 1992.
Erling Haaland (Noruega)
