15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Inmetro abre 35 vagas para curso gratuito em Xerém

Publicado em 15 de junho, 2026

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto Zeca Pagodinho (IZP) abriram processo seletivo para o Curso de Auxiliar de Controle da Qualidade – Turma 2026. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 15 e 26 de junho.

Ao todo, serão oferecidas 35 vagas. Podem participar candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 2º ou 3º ano dessa etapa de ensino.

A seleção será realizada no momento da inscrição, por meio de uma redação manuscrita de 10 a 15 linhas sobre tema que será definido pela organização. Os candidatos que necessitarem poderão utilizar o laboratório de informática do Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, para realizar a inscrição e a etapa seletiva.

O resultado preliminar será divulgado no dia 6 de julho. Após o período para recursos, a lista final dos aprovados será publicada até 10 de julho.

Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula entre os dias 13 e 24 de julho. O início das aulas está previsto para 5 de agosto de 2026.

Com duração de quatro meses, o curso será ministrado presencialmente no turno da manhã, das 9h às 12h, nas instalações do Inmetro e do Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

A formação tem como objetivo preparar profissionais para atuar em atividades relacionadas ao controle da qualidade em empresas, indústrias, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e laboratórios.

Entre os conteúdos abordados estão inspeção de recebimento de produtos, organização e movimentação de materiais, verificação de conformidade com normas e regulamentos, além do acompanhamento de requisitos de qualidade e segurança.

Segundo o edital, a qualificação busca ampliar as oportunidades de inserção profissional dos participantes em áreas que exigem controle de processos e padrões de qualidade.

Mais informações sobre inscrições, cronograma e critérios de participação estão disponíveis nos canais oficiais do Inmetro e do Instituto Zeca Pagodinho.

#Inmetro, #InstitutoZecaPagodinho, #CursoGratuito, #Qualidade, #ControleDeQualidade, #EducaçãoProfissional, #Xerém, #DuqueDeCaxias, #CapacitaçãoProfissional, #RioDeJaneiro

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.