16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pesquisa G6: Omar lidera, David é 2º e Lula vira sobre Flávio. Veja dados completos

Publicado em 26 de maio, 2026

Omar Aziz lidera com folga a disputa pelo Governo do Amazonas, David Almeida mantém o segundo lugar e Roberto Cidade, recém-chegado ao comando do Estado, aparece embolado com Maria do Carmo e próximo da vice-liderança, segundo pesquisa Ipen/G6 realizada entre os dias 17 e 22 de maio. No cenário presidencial, o levantamento mostra reação de Lula, que estará em Manaus nesta terça-feira (26/05), e coloca o presidente à frente de Flávio Bolsonaro no Amazonas.

A pesquisa capta dois movimentos políticos relevantes. No plano estadual, mede os primeiros efeitos da posse de Roberto Cidade como governador. No plano nacional, registra o ambiente posterior à divulgação de áudios que ligam Flávio Bolsonaro ao escândalo do Banco Master, caso que ampliou o desgaste do candidato da direita à Presidência da República.

O consórcio G6 é formado pelo Portal do Marcos Santos, BNC Amazonas, de Neuton Corrêa, Portal Único, de Cláudio Barbosa, Portal do Mário Adolfo, Amazonas Atual, de Valmir Lima, e Blog do Hiel Levy.

O Ipen ouviu 1.200 eleitores, em entrevistas presenciais, nos municípios de Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Presidente Figueiredo, Iranduba, Careiro, Tefé e Rio Preto da Eva. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números AM-07612/2026 e BR-06835/2026. O estatístico responsável é João Alves. O Ipen informa registro nº 30 no Conselho Federal de Estatística, 7ª Região.

 

Omar lidera e David segura o segundo lugar

No cenário estimulado, com Roberto Cidade incluído, Omar Aziz aparece com 29,8% das intenções de voto. David Almeida tem 16%, Maria do Carmo soma 15,6% e Roberto Cidade registra 14,9%.

A diferença entre David, Maria do Carmo e Cidade está dentro da margem de erro. Roberto Cidade fica a apenas 1,1 ponto percentual de David Almeida e a 0,7 ponto de Maria do Carmo. O governador ainda não declarou oficialmente candidatura à reeleição, embora os sinais políticos indiquem que deverá disputar o pleito.

Natalia Demes (Psol) aparece com 3,3% e Isael Munduruku (Rede) com 1,3%. Brancos e nulos somam 12,1%. Não sabem ou não responderam são 7%.

A leitura política é dupla. Omar mantém liderança confortável, com 13,8 pontos de vantagem sobre David Almeida no cenário com Cidade. Ao mesmo tempo, o segundo pelotão fica embolado, com David ainda na vice-liderança, mas pressionado por Maria do Carmo e Roberto Cidade.

Sem Cidade, Omar amplia vantagem

No cenário estimulado sem Roberto Cidade, Omar Aziz amplia a vantagem e chega a 34,6%. David Almeida mantém o segundo lugar, com 19,3%, seguido por Maria do Carmo, com 17,1%.

Natalia Demes registra 3,5% e Isael Munduruku, 1,2%. Brancos e nulos somam 15,5%. Não sabem ou não responderam são 8,8%.

A comparação entre os dois cenários indica que a entrada de Roberto Cidade retira pontos dos principais nomes. Omar cai de 34,6% para 29,8%. David passa de 19,3% para 16%. Maria do Carmo recua de 17,1% para 15,6%.

Espontânea mostra eleição em aberto

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem receber lista de nomes, o maior grupo é o dos que não sabem ou não responderam: 72,4%. Brancos e nulos somam 5,8%.

Entre os nomes citados espontaneamente, Omar Aziz aparece com 6,4%, seguido por Maria do Carmo, com 5,2%, David Almeida, com 2,9%, Wilson Lima, com 2,5%, e Roberto Cidade, com 2,3%.

Eduardo Braga aparece com 0,8%. Sargento Salazar e Capitão Alberto Neto registram 0,3% cada. Bi Garcia e Lula aparecem com 0,2% cada. Outros nomes somam 0,1%.

O alto índice de indecisos na espontânea indica que a disputa estadual ainda está em fase de formação no eleitorado.

David lidera rejeição

No cenário de rejeição, com Roberto Cidade incluído, David Almeida aparece com o maior índice: 26,3%. Omar Aziz tem 17%, Maria do Carmo registra 12,9%, Roberto Cidade aparece com 12,7%, Isael Munduruku tem 12,5% e Natalia Demes, 9%.

Nesse cenário, 3,7% rejeitam todos, 3,5% não rejeitam nenhum e 2,3% não sabem ou não responderam.

Sem Cidade na lista de rejeição, David Almeida chega a 32,2%. Omar Aziz aparece com 19,7%, Isael Munduruku com 14,1%, Maria do Carmo com 13,1% e Natalia Demes com 10,7%.

Lula aparece à frente de Flávio Bolsonaro

Na disputa presidencial, Lula aparece em primeiro lugar no Amazonas, com 41,8% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro vem em segundo, com 32,3%. A diferença entre os dois é de 9,5 pontos percentuais.

O resultado ocorre às vésperas da visita de Lula a Manaus, prevista para esta terça-feira (26/05), e em meio à repercussão nacional dos áudios que ligam Flávio Bolsonaro ao escândalo do Banco Master.

Ciro Gomes aparece em terceiro, com 4,4%. Renan Santos tem 1,3%. Cabo Daciolo marca 1,2%. Ronaldo Caiado registra 1%. Romeu Zema e Augusto Cury têm 0,7% cada. Aldo Rebelo aparece com 0,2%. Brancos e nulos somam 8,8%. Não sabem ou não responderam são 7,7%.

O cenário presidencial mostra reação de Lula no Amazonas e indica perda de fôlego de Flávio Bolsonaro no Estado, justamente em um momento de maior exposição negativa do senador no noticiário nacional.

Até sábado, novos recortes da pesquisa Ipen/G6 chegarão ao eleitor, com outros detalhes do cenário político no Amazonas.

 

CLIQUE AQUI E VEJA OS RESULTADOS PARA GOVERNADOR

CLIQUE AQUI E VEJA OS RESULTADOS PARA PRESIDENTE

 

TAGS:

#PesquisaIpen, #G6, #Amazonas, #Eleições2026, #OmarAziz, #DavidAlmeida, #RobertoCidade, #MariaDoCarmo, #Lula, #FlávioBolsonaro

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.