
Presidente americano disse que país tem poucos dias para fechar negociação sobre programa nuclear iraniano. (Foto: Reodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (19) que os norte-americanos podem realizar novos ataques contra o Irã caso não haja avanço nas negociações envolvendo o programa nuclear iraniano.
Durante conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump declarou que esteve próximo de autorizar uma nova ofensiva militar, mas decidiu adiar a medida para abrir espaço às tratativas diplomáticas.
“Eu estava a uma hora de tomar a decisão de atacar hoje”, disse o presidente americano.
Segundo Trump, autoridades iranianas estariam pressionando por um acordo, mas o governo norte-americano estabeleceu um prazo curto para uma definição. O republicano afirmou que uma nova ação militar pode ocorrer “em dois ou três dias”, citando como possibilidades o próximo fim de semana ou o início da semana seguinte.
O presidente voltou a defender que os EUA não permitirão que o Irã desenvolva armas nucleares. A declaração ocorre em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio e após semanas de ameaças militares, movimentações diplomáticas e negociações indiretas entre Washington e Teerã.
Nos bastidores, líderes de países do Golfo Pérsico tentam intermediar um entendimento para evitar uma escalada militar na região. O governo iraniano também apresentou uma proposta de negociação aos Estados Unidos, incluindo pedidos relacionados à retirada de tropas americanas e ao alívio de sanções econômicas.
A crise entre os dois países mantém atenção da comunidade internacional por causa dos impactos geopolíticos e econômicos, principalmente sobre o mercado global de petróleo e a segurança no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de exportação de petróleo do mundo.
Veja mais notícias em Geral