17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Paraíba: Equipe técnica da Defesa Civil Nacional apoia municípios atingidos pelas chuvas

Publicado em 03 de maio, 2026

Foto: Redes sociais

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), enviará neste domingo (3/10) uma equipe técnica à Paraíba para apoiar os municípios afetados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias. Os técnicos vão orientar as prefeituras sobre o reconhecimento federal de situação de emergência, além da solicitação de recursos para assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, garantiu o apoio do Governo Federal, conforme orientação do presidente Lula, durante conversa com o senador Veneziano Vital do Rêgo. O ministro reforçou a importância de os municípios paraibanos agirem com rapidez na formalização dos pedidos de reconhecimento. “Vamos reconhecer de forma imediata os municípios que precisarem desse reconhecimento. Esse é um passo fundamental, pois permite mobilizar toda a estrutura do Governo Federal — desde as Forças Armadas e a Defesa Civil Nacional, no atendimento à ajuda humanitária, até as ações necessárias para o restabelecimento da normalidade”, afirmou o ministro.

Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil estadual, a Paraíba registra aproximadamente 16,1 mil pessoas afetadas pelas chuvas, além de 624 desalojados, 703 desabrigados e dois óbitos. Os maiores impactos concentram-se nos municípios de Bayeux, Rio Tinto, Mamanguape, Sapé, Ingá, João Pessoa e Cabedelo.

O diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil da Sedec, Paulo Roberto Farias Falcão, explicou que o trabalho da equipe federal inclui apoio técnico aos municípios para levantamento de danos e acesso aos recursos do Governo Federal. “A missão aqui do Governo Federal é prestar apoio. Inicialmente, estamos na fase de levantamento de danos, tentando identificar as demandas e orientar o Estado e os municípios para que possam solicitar recursos para ações de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução”, afirmou.

Paulo Falcão também destacou a importância da população acompanhar os alertas emitidos pela Defesa Civil. “Hoje nós temos um sistema muito moderno de emissão de alertas por meio de celular, o Defesa Civil Alerta. As pessoas devem seguir as orientações da Defesa Civil e permanecer afastadas das áreas de risco, principalmente durante os períodos de chuva intensa”, alertou.

Agência Gov

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.