11/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mais de 39 mil mudas de castanheira são entregues pelo Idam a agricultores familiares do Amazonas

Publicado em 23 de abril, 2026

Mais de 39 mil mudas de castanheira são entregues pelo Idam a agricultores familiares do Amazonas

Desde o início deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) já atuou na distribuição de 39.300 mudas de castanheira-da-Amazônia. A ação, realizada por meio de uma parceria entre o instituto e a Fazenda Aruanã, como parte do Projeto Excelsa, contemplou 309 agricultores familiares de dez municípios do estado.

Agricultura

Segundo a gerente de Produção Florestal Não Madeireira (GPNM), Ana Paula Rebouças, a iniciativa tem a proposta de incentivar a recuperação de áreas degradadas e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar, gerar renda para as comunidades rurais e promover o desenvolvimento rural sustentável.

“A espécie, além de se adaptar bem aos solos, consegue produzir por mais de 40 anos. Isso promove a geração de renda e a valorização dos serviços ambientais nas comunidades. Mais do que uma grande aliada na recuperação de áreas degradadas, a castanheira é uma espécie de valor econômico importante para as famílias”, salientou Rebouças.

A iniciativa contemplou, neste ano, agricultores familiares dos municípios de Manaus, Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Lábrea, Carauari, Autazes, Manacapuru, Novo Airão, Beruri e Silves, os quais solicitaram as mudas nas Unidades Locais do Idam.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.