25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Evento sobre governança pública e ética profissional reúne servidores da Educação

Publicado em 16 de abril, 2026

Foto: Ulisson Santos/Semed

Servidores da Prefeitura de Manaus, lotados na Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, na quarta-feira, 15/4, da abertura do Programa de Integridade e Compliance da rede municipal de ensino. A iniciativa é estratégica e voltada ao fortalecimento da governança pública, da ética institucional e da conformidade normativa no âmbito da administração educacional.

O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, localizada na avenida Maceió, nº 2.549, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O secretário municipal de Educação, professor Arone Bentes, explicou que a ação está alinhada às diretrizes do município de Manaus e às orientações da Controladoria-Geral do Município (CGM), reafirmando o compromisso da Semed com a legalidade e com valores como ética, respeito mútuo, transparência e a melhoria contínua da gestão pública.

“Esse encontro é o momento em que vamos refletir sobre a nossa prática. Fico feliz, porque podemos, em primeiro lugar, fazer essa reflexão e pensar em valores importantíssimos para as relações de trabalho, como a ética e o respeito mútuo, que, com certeza, proporcionam eficiência e bons resultados ao trabalho que realizamos”, afirmou o secretário.

Referência

Durante o evento, o titular da pasta e subsecretários destacaram que a Semed foi referência na política de Integridade e Compliance. A controladora-geral adjunta do município e palestrante do evento, Lucilene Viana, reforçou o reconhecimento, atribuindo o resultado ao trabalho desenvolvido pela secretaria e seus servidores.

“A Semed foi a secretaria que mais se destacou dentro da política de Integridade e Compliance. Acreditamos que isso é fruto do trabalho realizado aqui, e este evento demonstra o compromisso da secretaria em dialogar sobre o tema com seus servidores, aprimorando a gestão e promovendo a integridade e o compliance no ambiente de trabalho”, afirmou.

Um dos servidores que participou do evento, Dennis Clay Rabelo avaliou a iniciativa de forma positiva. “Não sabia o que era integridade e compliance no ambiente de trabalho, nem como isso era desenvolvido na Semed. Depois de hoje, passei a entender melhor, então achei o evento bem proveitoso”, comentou.

Ciclo de palestras

A iniciativa integra um conjunto de ações estruturantes que visam disseminar a cultura de integridade no serviço público, promover a ética, a transparência e a responsabilidade na atuação dos agentes públicos, além de prevenir irregularidades e mitigar riscos administrativos.

O Programa de Integridade e Compliance da Semed terá continuidade por meio de um ciclo de palestras nas Divisões Distritais Zonais (DDZs), ampliando o alcance das diretrizes institucionais e fortalecendo as boas práticas administrativas em toda a rede municipal.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.