24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

BR-319: agora é Eduardo Braga x Marina Silva

Publicado em 29 de março, 2026

BR-319: agora é Eduardo Braga x Marina Silva

A BR-319 voltou ao centro do debate político no Amazonas após declaração do senador Eduardo Braga, que afirmou que a estrada está mais próxima do que nunca de ser viabilizada. A fala ocorreu neste sábado (29), durante agenda no município de Jutaí.

A declaração foi feita um dia após a data simbólica que marca os 50 anos da rodovia, em entrevista a um podcast local. Na ocasião, Eduardo Braga destacou que há um cenário concreto de avanço nas articulações em Brasília para destravar o projeto.

Senador

Segundo o senador, a mobilização política em torno da BR-319 tem evoluído nos últimos meses. “A nossa briga sobre a BR-319 nós vamos vencer. Não vamos desistir e estamos mais perto do que nunca de anunciar uma grande vitória na BR-319”, afirmou Eduardo Braga.

Durante a entrevista, Eduardo Braga também direcionou críticas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao abordar os entraves enfrentados pelo Amazonas em pautas de desenvolvimento.

Trabalhadores

“Ela quer tratar os nossos trabalhadores como se fossem bandidos, e nós não somos bandidos. Um povo que preserva 97% da floresta, como o povo do Amazonas, deveria ser reconhecido e não perseguido”, declarou.

No campo econômico, Eduardo Braga defendeu a retomada do extrativismo mineral familiar, com regulamentação e segurança jurídica. Ele ressaltou que a atividade precisa ser diferenciada da mineração ilegal e tratada como alternativa de geração de renda no interior.

“Eu não chamaria de minerador, eu chamaria de extrativista mineral. Eu legalizei o extrativismo mineral familiar quando fui governador, mas depois mudaram a legislação e acabaram criminalizando essa atividade”, disse.

Eduardo Braga afirmou ainda que pretende atuar para garantir o enquadramento legal da prática. “O extrativismo mineral familiar tem previsão legal. O que é ilegal é a mineração irregular. Nós queremos legalizar essa atividade com responsabilidade ambiental, garantindo desenvolvimento econômico e social para quem vive no interior”, destacou.

Agenda

Durante a agenda em Jutaí, Eduardo Braga participou de uma carreata, inaugurou uma Unidade Básica de Saúde e anunciou um convênio de cerca de R$ 6 milhões para reforçar a rede municipal de saúde.

Ele também destacou investimentos em infraestrutura e ações voltadas ao setor produtivo, com recursos destinados à aquisição de equipamentos como casa de farinha, motor rabeta e implementos agrícolas.

Ao comentar os avanços observados no município, Eduardo Braga afirmou que os resultados têm sido viabilizados principalmente pela atuação da bancada federal, diante da ausência de investimentos recentes por parte da esfera estadual.

“Temos força em Brasília para resolver os problemas do povo do interior do Amazonas. Tenho orgulho de contribuir com tudo o que minha força e articulação permitem para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

SEO tags: #BR319, #EduardoBraga, #Amazonas, #Infraestrutura, #Jutaí, #Rodovias, #DesenvolvimentoRegional, #PolíticaAmazonas

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.