
Yndira Assayag (idealizadora e CEO da Happy Sênior, à esquerda) e Solange Araújo (CEO da Rogow). Foto: Divulgação
O Amazonas participa, nesta quinta-feira (26), de um dos principais eventos de empreendedorismo tecnológico feminino do país, em Brasília (DF), com duas startups selecionadas para o programa Empreendedoras Tech: Happy Sênior e Rogow.
As empresas estão entre as 100 iniciativas escolhidas em nível nacional e participam do demo day, etapa em que apresentam suas soluções a investidores, especialistas e potenciais parceiros.
Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o programa chega à terceira edição com foco no fortalecimento de negócios liderados por mulheres, com ênfase em inovação, escalabilidade e impacto social.
As startups selecionadas foram divididas em duas trilhas: validação e tração. Ao longo de quatro meses, as participantes passaram por capacitações, mentorias e acompanhamento técnico, além de receberem apoio financeiro para o desenvolvimento de suas soluções.
Na trilha de validação, a Happy Sênior atua como uma seniortech voltada à promoção de convivência e bem-estar para pessoas com mais de 60 anos. A proposta aposta em encontros online mediados e atividades que estimulam vínculos sociais, como resposta ao aumento da solidão na terceira idade. A iniciativa é liderada pela jornalista e empreendedora Yndira Assayag e está em fase de testes em Manaus.
Já na trilha de tração, a Rogow é uma energytech que utiliza inteligência artificial para analisar contas de energia e identificar oportunidades de redução de custos para empresas. A solução busca otimizar o consumo energético e melhorar a eficiência operacional.
Segundo a CEO da empresa, Solange Araújo, a tecnologia permite identificar rapidamente pontos de economia e apoiar a implementação de melhorias no uso de energia.
Durante o evento, as participantes também concorrem a prêmios de até R$ 40 mil, avaliados por uma banca composta por especialistas e investidores.
A presença das startups evidencia o potencial de inovação do Amazonas e reforça a participação do estado em iniciativas nacionais voltadas ao empreendedorismo feminino em tecnologia.
Para Yndira Assayag, a seleção representa não apenas visibilidade, mas também a oportunidade de ampliar o alcance de soluções desenvolvidas na Amazônia, com impacto social e potencial de crescimento em escala nacional.
Assuntos relacionados: #Amazonas, #EmpreendedorismoFeminino, #Startups, #Tecnologia, #Inovacao, #Sebrae