04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Eleições 2026: TRE-AM debate direitos políticos indígenas em audiência pública virtual

Publicado em 11 de fevereiro, 2026

Eleições 2026: TRE-AM debate direitos políticos indígenas em audiência pública virtual

Por videoconferência, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) participou, nesta quarta-feira (11/02), de audiência pública promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentação de propostas voltadas à normatização das Eleições 2026. O encontro foi conduzido pelo ministro Nunes Marques e contou com a presença de lideranças indígenas de diferentes regiões do país.

O TRE-AM foi representado pelo assessor de Gestão das Eleições, Marcelo Lira, acompanhado do líder indígena e cacique Ismael Munduruku. Durante a audiência, foram defendidas medidas destinadas a ampliar a participação política dos povos originários e garantir maior segurança ao processo eleitoral.

Propostas

Entre as principais propostas apresentadas estão a implementação da Transferência Temporária Eleitoral (TTE) para indígenas, a revisão dos critérios de distribuição do fundo eleitoral para contemplar candidaturas indígenas e a exigência de comprovação do pertencimento étnico no registro de candidatura.

Segundo o cacique Ismael Munduruku, as mudanças são fundamentais para assegurar representatividade real. “Vamos tratar das cotas para candidaturas indígenas, da verba partidária para esses candidatos e também da declaração de quem pode se reconhecer como indígena, com mecanismos de comprovação para que não haja fraude”, explicou.

Voto

Ele destacou, ainda, a importância do voto em trânsito para a população indígena que vive fora de suas aldeias. “Na capital amazonense somos cerca de 72 mil indígenas, dos quais 40 mil são eleitores. Mais da metade não vota em Manaus, mas no município de origem. Isso significa que aproximadamente 25 mil pessoas ficam impedidas de escolher seus representantes. O voto em trânsito vem resolver um problema muito grande para nós”, afirmou.

Outro ponto destacado foi a acessibilidade linguística da audiência, transmitida não apenas em português, mas também com intérpretes de nheengatu, wai-wai e munduruku, línguas amplamente difundidas na Amazônia Legal.

As contribuições apresentadas serão analisadas pelo TSE e poderão integrar as resoluções que irão reger as Eleições 2026.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.