25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima representa o alto rendimento no esporte amazonense

Publicado em 10 de fevereiro, 2026

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima representa o alto rendimento no esporte amazonense

Nesta terça-feira (10/02), Dia do Atleta Profissional, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), destaca a trajetória da paratleta Maria de Fátima, do halterofilismo, como exemplo de dedicação, alto rendimento e superação. Medalhista paralímpica e referência nacional na modalidade, a atleta representa a força do esporte como ferramenta de transformação e conquista de sonhos.

“O Dia do Atleta Profissional é uma data para reconhecer histórias como a da Maria de Fátima, que representa o Amazonas em alto nível, com disciplina, superação e resultados expressivos. Investir no esporte de alto rendimento é investir em inclusão, cidadania e orgulho para o nosso estado”, destacou o secretário da Sedel, Diego Américo.

A rotina de Maria de Fátima reflete os desafios enfrentados por atletas profissionais no Brasil, especialmente aqueles que conciliam o esporte de alto nível com a vida pessoal. Entre treinos intensos de musculação, preparação física e as responsabilidades familiares, a paratleta mantém uma agenda rigorosa, marcada pela disciplina e pelo compromisso com a excelência esportiva.

Rotina

“Minha rotina é bem corrida, porque preciso treinar, cuidar da casa, dos filhos e dar conta de tudo. Mas, ao mesmo tempo, é prazerosa, porque faço o que amo. Sei que esse esforço vai trazer retorno lá na frente. A gente tenta encaixar tudo no seu devido tempo, e assim vai seguindo nessa rotina intensa, mas muito produtiva”, destacou a atleta.

O apoio institucional tem papel decisivo na manutenção dessa trajetória de alto rendimento. Para Maria de Fátima, o incentivo do Governo do Amazonas foi determinante para alcançar o cenário nacional e abrir portas para competições internacionais, consolidando sua carreira no esporte paralímpico.

Apoio

“A importância do apoio é fundamental. Sem esse suporte, eu não conseguiria competir em nível nacional, e isso é o que possibilita chegar ao nível internacional. Uma coisa puxa a outra. Hoje, esse apoio é essencial para que eu continue crescendo no esporte e alcançando meus objetivos”, afirmou a paratleta.

Maria de Fátima entrou para a história do esporte amazonense ao conquistar a medalha de bronze no halterofilismo paralímpico nos Jogos de Paris 2024, tornando-se a primeira paratleta do estado a subir ao pódio em uma Paralimpíada. O feito é resultado de um trabalho contínuo, aliado a políticas públicas de incentivo ao alto rendimento, desenvolvidas pelo Governo do Amazonas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.