
Foto: Seminf
Da Redação – A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) deu continuidade, neste sábado (7), aos serviços emergenciais de manutenção da rede de drenagem profunda e recuperação viária na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. As intervenções são necessárias após danos causados por construções irregulares edificadas sobre a rede de drenagem, associadas ao acúmulo de lixo descartado irregularmente em via pública, fatores que comprometeram o sistema e agravaram os transtornos durante o período chuvoso.
Para a continuidade segura dos trabalhos, uma parte da via foi interditada e a concessionária de energia elétrica foi acionada para realizar a remoção de um poste e o desligamento da rede de alta tensão existente na área, medida indispensável para garantir a integridade das equipes e o avanço das intervenções estruturais.
As equipes da Seminf realizam a retirada dos tubos antigos e danificados e avançam na implantação de novos tubos em concreto armado, mais resistentes e duráveis. A base da nova estrutura recebe preparação com pedra rachão para maior estabilidade ao sistema de drenagem, que foi severamente comprometido pelas chuvas intensas e pelo material sólido acumulado na galeria.
Além da drenagem profunda, os serviços contemplam a contenção do talude com técnica de rip-rap, implantação de nova drenagem superficial, meio-fio, sarjeta, calçada e a construção de uma nova caixa coletora, para assegurar o escoamento adequado das águas pluviais e reduzir o risco de novos desmoronamentos.
“A ocupação inadequada sobre a rede de drenagem e o descarte incorreto de lixo causam sérios prejuízos à infraestrutura urbana, e a prefeitura entra para corrigir esses danos e garantir segurança à população”, afirmou Renato Junior, prefeito de Manaus em exercício e secretário municipal de Obras.
Veja mais notícias em Cidade