22/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Promoção da equidade racial na saúde é discutida entre SES-AM e Ministério da Saúde

Publicado em 06 de fevereiro, 2026

Coordenadora-geral de Atenção à Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Rose Santos. Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou um encontro institucional com a Coordenação-Geral de Atenção à Saúde da População Negra. A iniciativa tem como objetivo promover o alinhamento técnico entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no estado.

Durante o evento foram discutidos os desafios e as potencialidades do Amazonas na implementação das políticas voltadas à saúde da população negra, considerando as especificidades territoriais, sociais e étnico-raciais do estado. O diálogo também abordou estratégias para a qualificação da Atenção Primária, o fortalecimento da gestão participativa e a ampliação do controle social, com foco na eliminação das iniquidades raciais que impactam diretamente os indicadores de saúde.

Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o encontro representa um avanço estratégico na consolidação da equidade como eixo estruturante das políticas públicas de saúde no Amazonas. “Esse diálogo fortalece a construção de ações que consideram as realidades do nosso território e reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a promoção da justiça social, do acesso universal e do cuidado integral, especialmente para a população negra”, disse.

Equidade racial na saúde

A secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Diana Lima, ressaltou que essa é uma agenda estratégica com o objetivo de promover um diálogo qualificado, ancorado em dados técnicos, para a construção de soluções e pactuação de agendas voltadas à equidade racial no sistema de saúde.

A coordenadora-geral de Atenção à Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Rose Santos, reforçou a importância do fortalecimento da articulação entre as instâncias federal, estadual e municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). “É essencial contar com apoio institucional e estratégico para assegurar a continuidade dos projetos no Amazonas, sempre a partir de um olhar orientado pela equidade, que reconheça e respeite as especificidades da população negra e amazônica”, afirmou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.