07/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dia do Fotógrafo terá palestra e projeções no Casarão de Ideias

Publicado em 28 de janeiro, 2026

Dia do Fotógrafo terá palestra e projeções no Casarão de Ideias

Meta description: Encontro promovido pela Monóculo Academia de Imagem marca o Dia Nacional do Fotógrafo com palestra e projeções no Casarão de Ideias, em Manaus.

O Dia Nacional do Fotógrafo será marcado em Manaus com a realização do 1º Encontro Monóculo 2026, promovido pela Monóculo Academia de Imagem, no dia 29 de janeiro, às 19h, no Espaço Cultural Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, no Centro Histórico da capital. A iniciativa encerra a programação comemorativa alusiva à data, celebrada oficialmente em 8 de janeiro.

Poeta

Com o tema “Onde a luz encontra a imagem”, inspirado na obra do poeta amazonense Thiago de Mello, o encontro contará com palestra e projeções de imagens produzidas por fotógrafos do Amazonas, abordando diferentes temáticas ligadas à Amazônia. A entrada será solidária, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

A programação inclui palestra do fotógrafo amazonense Alcides Netto, que atua há 18 anos no mercado, com experiência em fotografia publicitária, produção audiovisual e criação de bancos de imagens corporativos. Bacharel em Design, com especialização em Projeto de Comunicação Publicitária, Alcides trabalha no atendimento a empresas, produtoras e agências, desenvolvendo imagens para campanhas institucionais e publicitárias.

Temas

O encontro também terá a participação de Adriana Verão, que abordará o tema “Fotografia e Mercado da Arte”, compartilhando experiências sobre circulação, posicionamento e valorização da fotografia no campo artístico. Arquiteta, empresária e gestora cultural, Adriana é diretora da FastFrame Manaus desde 2007 e fundadora da Galeria Verão, atuando na promoção de artistas locais e nacionais.

Fotógrafos interessados em ter seus trabalhos projetados durante o evento devem preencher o formulário de convocatória disponível no link bit.ly/convocatoriamonoculo. As ações do Encontro Monóculo contam com a coordenação de André Iannuzzi, Selma Carvalho e Michell Mello.

Segundo Michell Mello, diretor da Monóculo Academia de Imagem, a iniciativa busca fortalecer a cena fotográfica local e ampliar os espaços de troca entre profissionais, estudantes e admiradores da fotografia. Ele destaca que a Academia já promoveu outras ações em alusão à data, como a exposição realizada no último dia 10 de janeiro, no Mercado de Origem da Amazônia, reunindo fotógrafos profissionais e amadores em homenagem ao fotógrafo Alexandre Fonseca.

Fotoclube

Michell é também fundador do Fotoclube Monóculo Olhos da Amazônia, coletivo voltado à valorização da fotografia regional. Em 2025, o grupo alcançou destaque nacional ao ter duas fotografias selecionadas na Copa do Brasil de Fotoclubes, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia, sendo o único representante da região Norte na edição.

Sobre o tema do encontro, Michell afirma que a escolha dialoga com a ideia de fotografia como permanência e reconhecimento. Para ele, fotografar ultrapassa o registro da luz e se estabelece como um gesto de olhar atento para a Amazônia, suas pessoas e territórios.

O Encontro Monóculo 2026 acontece no Casarão de Ideias, na rua Barroso, 279, Centro Histórico de Manaus, no dia 29 de janeiro, às 19h. A entrada é solidária, com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Realização da Monóculo Academia de Imagem. Contato: (92) 99134-8984.

SEO tags: #DiaDoFotografo, #Fotografia, #Cultura, #Manaus, #ArtesVisuais

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.