24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto capacita 200 mulheres refugiadas e migrantes em empreendedorismo

Publicado em 22 de janeiro, 2026

Projeto capacita 200 mulheres refugiadas e migrantes em empreendedorismo

Capacitar mulheres refugiadas e migrantes, chefes de família e mães solo que buscam conquistar a independência financeira por meio do empreendedorismo no ramo da Gastronomia. Esta é a missão do “Mujeres Fuertes”, projeto iniciado pelo Instituto Hermanitos em 2022 e que, desde então, já beneficiou aproximadamente 644 participantes em Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Somente no último ano, a iniciativa impactou diretamente cerca de 200 pessoas de várias nacionalidades.

O projeto promove uma jornada de capacitação que dura seis meses. Neste período, as participantes têm acesso a cursos, oficinas e palestras ministrados por profissionais experientes em diversos temas, como construção de marca, formalização de negócios, captação e fidelização de clientes, vendas, educação financeira, marketing digital e português.

Além disso, elas participam de atividades de empoderamento feminino e apoio psicossocial.

Formação

Conforme explica a coordenadora Ana Vasconcelos, o objetivo é fornecer uma formação completa para quem deseja se destacar no universo do empreendedorismo, ao mesmo tempo em que busca valorizar as raízes sociais e a identidade de cada participante.

“Elas deixam seus países de origem e partem para o Brasil em busca de uma vida melhor. Muitas já vem com o espírito empreendedor, a ideia de negócio e a vontade de mudar a sua realidade, mas a maioria enfrenta barreiras como diferença de língua, falta de recursos financeiros, pequena rede de contatos e, infelizmente, até xenofobia”, destaca a coordenadora.

Em 2024, o projeto venceu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria “Transversalidade dos Direitos Fundamentais”, em reconhecimento ao impacto na promoção da equidade de gênero e dos direitos humanos das mulheres refugiadas e migrantes.

“Dessa forma, o Mujeres Fuertes atua de maneira integral, indo desde a capacitação técnica até o fortalecimento emocional, para que cada participante se sinta apta para transformar sua própria realidade”, complementa Vasconcelos.

Iniciativa

Ano passado, a iniciativa trabalhou com a 7ª, 8ª e 9ª turma (em andamento) na cidade de Manaus, beneficiando ao todo 150 mulheres. Já na cidade de Boa Vista, a 4ª edição está beneficiando 50 participantes, sendo oito indígenas e 13 abrigadas.

Uma das participantes é Yizzell Mejias. Ela concluiu recentemente o curso de Gastronomia da 9ª turma do “Mujeres Fuertes” e destacou um pouco dos aprendizados que colocará em prática no seu negócio.

“Ficamos muito gratas, [porque] estamos aprendendo cada vez mais técnicas, tanto para a cozinha, quanto para o dia a dia. Além de aprender a ter empatia entre todas, compreensão e empatia”, compartilha.

Participantes

Túlio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos, reitera que a transformação não se limita às participantes. São 2.236 pessoas impactadas indiretamente pelo projeto nas cidades de Manaus e Boa Vista.

“Ao participarem do ‘Mujeres Fuertes’, elas levam essa transformação para suas famílias e comunidades, promovendo autonomia financeira, segurança e dignidade para quem caminha ao lado delas”, finaliza.

Parceiros

Em Manaus (AM), a 9ª edição do projeto “Mujeres Fuertes” é executada pelo Hermanitos, com recursos oriundos de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho Amazonas e Roraima (MPT – AM/RR) e com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT 11ª Região – AM/RR), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).

Já a 4ª edição, em Boa Vista (RR), é executada pelo Hermanitos, com recursos do MPT – AM/RR e com apoio do ACNUR e do TRT 11° Região.

Sobre o Hermanitos

O Instituto Hermanitos atua na promoção da dignidade, acolhimento e geração de oportunidades para pessoas refugiadas e migrantes nos estados do Amazonas e Roraima. Por meio de programas de empregabilidade, formação empreendedora, capacitações, apoio psicossocial e ações culturais, a instituição contribui para a integração e valorização desses grupos no contexto amazônico. Saiba mais em: www.hermanitos.org.br.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.