10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Parintins alerta para golpe de falsa fiscalização ambiental

Publicado em 07 de janeiro, 2026

Parintins alerta para golpe de falsa fiscalização ambiental

Denúncia aponta indivíduo que se passa por agente ambiental para coagir empresários e exigir dinheiro em Parintins. (Foto: Stephany Farias – SEDEMA/SECOM)

A Prefeitura Municipal de Parintins alertou empresários e a população sobre a atuação de um indivíduo que estaria se passando por agente ambiental para aplicar golpes na cidade. A denúncia foi recebida na manhã desta quarta-feira, 7, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA).

De acordo com a secretaria, o suspeito estaria visitando empresas, utilizando uma falsa autoridade ambiental para coagir empresários e solicitar valores em dinheiro, sob a promessa de “amenizar” supostas vistorias ambientais. O caso veio à tona após um empresário desconfiar da abordagem e comunicar imediatamente a SEDEMA, o que contribuiu para a identificação do golpe.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que todas as ações de fiscalização ambiental são realizadas exclusivamente por meio de procedimentos formais, com comunicação oficial e servidores devidamente identificados. Nenhum agente ou servidor está autorizado a solicitar pagamentos, vantagens ou qualquer tipo de valor durante fiscalizações.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, a atuação da fiscalização segue critérios legais e transparentes. Ele explicou que não existe qualquer possibilidade de resolução de pendências ambientais por meio de pagamento direto a servidores e que toda arrecadação oficial ocorre apenas por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), destinado diretamente ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, sem repasses a fiscais.

A Prefeitura orienta empresários e cidadãos a não realizarem pagamentos diante de abordagens suspeitas, a desconfiarem de fiscalizações fora dos canais oficiais e a denunciarem imediatamente situações semelhantes. A administração municipal destaca que esse cuidado é fundamental para proteger o setor produtivo, a população e o trabalho regular da fiscalização ambiental.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem procurar a sede da SEDEMA, localizada na Rua Itacoatiara, s/n, bairro São Vicente, no Centro Multifuncional, ou entrar em contato pelo Disque Denúncia: (92) 99315-3239.

SEO tags: #Parintins #MeioAmbiente #SEDEMA #Golpe #FiscalizaçãoAmbiental #Denúncia #ServiçoPúblico

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.