17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ipaam capacita universitários de três estados em legislação sobre fauna silvestre

Publicado em 16 de dezembro, 2025

Ipaam capacita universitários de três estados em legislação sobre fauna silvestre

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta terça-feira (16/12), uma capacitação sobre legislação ambiental aplicada à fauna silvestre no âmbito do licenciamento ambiental. A capacitação foi ministrada pela gerente de fauna silvestre do Instituto, Sônia Canto, e reuniu estudantes e profissionais de Medicina Veterinária integrantes da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária (Lamvet), em Manaus.

A atividade integra a programação da expedição acadêmica que ocorre no Amazonas desde o dia 8 de dezembro e segue até sábado (20/12). Durante o período, o grupo participa de ações voltadas ao conhecimento do manejo de fauna, da gestão ambiental e das políticas públicas desenvolvidas no estado.

Avaliação

Na avaliação do diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a iniciativa contribui para aproximar os futuros profissionais da realidade da gestão ambiental no Amazonas, promovendo uma troca de experiências entre o conhecimento acadêmico e a prática institucional.

“Com maior satisfação, nós recebemos esses universitários de cinco estados diferentes e abrimos as portas do Ipaam para mostrar como é o nosso dia a dia no setor de fauna. A gerente Sônia Canto está apresentando a nossa realidade e o nosso maior bioma, que está aqui no Amazonas. Essa troca de experiência é muito importante e acredito que eles vão sair daqui com uma visão totalmente diferente do nosso estado”, afirmou Gustavo Picanço.

Integração

A secretária especial de integração metropolitana do município do Rio de Janeiro, Cynthia Felix, destacou a importância do intercâmbio institucional e da troca de boas práticas entre gestões públicas. “Hoje estou no Ipaam conhecendo esse órgão maravilhoso, que tem todo o cuidado com a fauna silvestre. Poder conhecer a gestão, a política pública e compartilhar esse conhecimento é muito importante. Estou muito agradecida e encantada com Manaus”, declarou.

O presidente da Lamvet, Vitor Vilela, ressaltou que a expedição foi criada para ampliar a formação acadêmica e profissional na área de Medicina Veterinária. “A expedição nasceu com o intuito de trazer experiência na Amazônia para alunos e profissionais da área. A visita ao Ipaam é fundamental, por ser um órgão muito importante na preservação e no controle das atividades de fauna e flora na Amazônia”, afirmou, destacando que a atual turma reúne participantes de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Expedição

Já o coordenador da expedição no Amazonas, Iago Junqueira, avaliou positivamente a recepção do Instituto e a abertura para o diálogo com universidades. “A gente trouxe médicos veterinários formados e estudantes para conhecer a Amazônia, o manejo de fauna e como o veterinário pode se integrar à área ambiental. Está sendo um prazer aprender com o pessoal do Ipaam e conhecer esse serviço tão importante para a fauna do Amazonas”, disse.

Além do treinamento, o grupo pôde conhecer o Bosque Vandete Rocha do Ipaam, primeiro do tipo implantado pelo Governo do Amazonas em uma área urbana. Além disso, o Ipaam articulou a visita, ainda nesta semana, ao primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, ampliando a vivência prática dos participantes e fortalecendo a integração entre a formação acadêmica, a política ambiental e a proteção da fauna no estado.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.