28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ipaam ajusta valores de reposição florestal para incentivar regularização

Publicado em 15 de dezembro, 2025

Ipaam ajusta valores de reposição florestal para incentivar regularização

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) reforça a importância da Portaria IPAAM nº 162/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), que corrige distorções nos valores cobrados pela reposição florestal e estabelece critérios mais claros para a compensação ambiental exigida nos casos de supressão de vegetação nativa autorizada.

Na prática, a nova portaria define de forma objetiva quanto deve ser pago em créditos de reposição florestal, conforme o tipo de material explorado, o que reduz o custo total do licenciamento ambiental para quem atua dentro da legalidade. Para madeira em tora ou serrada, o valor é de 2 Unidades Fiscais do Estado do Amazonas (UFEs) por metro cúbico; para lenha, 1 UFE por metro cúbico; e, para carvão vegetal, 0,5 UFE por metro cúbico. A norma também padroniza a forma de cálculo, permite o parcelamento dos valores e define como deve ser feita a comprovação dessa obrigação ambiental.

Ipaam

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a portaria representa um avanço por tornar o licenciamento mais acessível e estimular a regularização ambiental de produtores e empreendedores.

“A portaria corrige distorções históricas nos valores da reposição florestal e torna o licenciamento mais justo para quem cumpre a lei. Com critérios claros e valores definidos, o custo do licenciamento é reduzido, o que incentiva mais pessoas a buscarem a legalidade”, afirmou o gestor.

A norma regulamenta dispositivos da Lei nº 3.789/2012, que instituiu a política de reposição florestal no Amazonas, e do Decreto nº 32.986/2012, que trata da forma de cálculo, cobrança e comprovação desses créditos. Os valores arrecadados são destinados ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), sob gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Portaria

A portaria também estabelece regras para situações em que não é possível medir o volume exato da vegetação suprimida, fixando parâmetros técnicos por tipo de fitofisionomia (características da vegetação de uma área, como floresta ou outras formações naturais), o que contribui para dar mais previsibilidade ao processo de licenciamento.

Com a Portaria IPAAM nº 162/2025, o Ipaam reforça o compromisso com um licenciamento ambiental mais justo, transparente e acessível, estimulando a regularização de atividades produtivas e ampliando a adesão à legalidade ambiental no Amazonas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.