
Omar aparece com 31,6%, enquanto David soma 25,1%, uma diferença considerada administrável em um cenário inicial de campanha. (Foto: Reprodução)
A mais recente pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), realizada entre 14 e 24 de novembro, indica um cenário de forte competitividade entre o senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na corrida pelo Governo do Amazonas em 2026. Omar aparece com 31,6% das intenções de voto, enquanto David soma 25,1%, uma diferença considerada tecnicamente administrável em um cenário ainda inicial de campanha.
O levantamento, encomendado pelo G6 — grupo de portais de notícia do qual o Portal Marcos Santos integra — mostra ainda a empresária Maria do Carmo Seffair (PL) com 14,3% e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) com 3,2%. Votos brancos e nulos chegam a 15,8%, e 10% dos entrevistados não souberam responder.
Quando considerados apenas os votos válidos, a vantagem se mantém, mas a distância entre os dois líderes segue dentro de um patamar que aponta possibilidade de mudança: Omar tem 42,65% e David 33,78%. Maria do Carmo alcança 19,27% e Tadeu, 4,30%.

Cenário com os candidatos mais citados no levantamento (Fonte: Instituto de Pesquisa do Norte)
O novo cenário também mostra que a diferença entre Omar e David diminuiu em comparação ao levantamento de julho. Na ocasião, em um dos cenários, Omar tinha 36,3% e David 24,2%. Agora, Omar aparece com 33,8% contra 26,1% do prefeito — uma aproximação que reforça o caráter disputado da corrida eleitoral.
Nos votos válidos desse recorte, Omar marca 43,61% e David 33,61%, mantendo uma margem ainda confortável, mas inferior à registrada meses atrás. Maria do Carmo aparece com 22,75%.
O detalhamento por região reforça o equilíbrio entre os dois principais nomes. Embora Omar tenha desempenho mais forte no interior (39% contra 25% em Manaus), David apresenta números similares entre capital e interior, marcando 24,6% na capital e 25,6% nas demais cidades.

Desempenho dos candidatos no interior. (Fonte: Instituto de Pesquisa do Norte)
A baixa diferença entre os dois líderes em Manaus — maior colégio eleitoral do estado — e o equilíbrio de David no interior ajudam a reduzir a vantagem geral de Omar.
Já Maria do Carmo tem melhor desempenho na capital, com 18%, ante 10,2% no interior. Tadeu de Souza aparece com 3,2% em ambos os recortes.
A capital também concentra o maior número de indecisos: 20,7% ainda não sabem em quem votar, porcentagem que pode impactar os dois candidatos mais competitivos.
A pesquisa ouviu 1.504 pessoas em 12 municípios, sendo 52,4% em Manaus. A margem de erro é de 2,52% e o nível de confiança é de 95%. Entre os entrevistados, 51,9% eram mulheres e 48,1% homens. Sobre escolaridade: 46,4% tinham ensino fundamental, 35,2% ensino médio e 18,3% ensino superior.