
Comunidade ribeirinha recebe o MS Insignia com mais de mil turistas e inicia período que deve impulsionar economia até março de 2026. (Fotos: Pitter Freitas – SECOM.)
A comunidade de São Paulo, na Boca da Valéria, em Parintins, recebeu na manhã deste domingo (23) o primeiro cruzeiro da temporada 2025/2026. Com mais de mil passageiros a bordo, o navio MS Insignia fez sua primeira parada no interior do Amazonas, marcando o início de um período que deve movimentar o turismo e a economia local até março de 2026.
A secretária municipal de Turismo, Karla Viana, destacou que a abertura da temporada representa geração de emprego e renda direta e indireta, além de fortalecer o setor. Ela lembrou que a região da Valéria receberá quatro navios ao longo dos próximos meses, trazendo entre 2.500 e 3.000 visitantes. “Isso com certeza beneficia toda a cadeia produtiva do turismo”, afirmou.
Entre os moradores, a expectativa também é positiva. O agricultor Elizeu Xavier disse que a chegada dos cruzeiros amplia as oportunidades de venda de artesanato e movimenta todas as comunidades da Serra da Valéria. O artesão e pescador Nerley Carneiro ressaltou que, após o período de seca e menor circulação, o turismo devolve dinamismo à região. “Com a temporada, a gente trabalha para ganhar um dinheiro a mais”, disse.
O MS Insignia segue agora para Manaus e retorna a Parintins na próxima quarta-feira (26).
Assuntos relacionados: #TurismoAmazonas, #BocaDaValeria, #Cruzeiros2025, #Parintins, #EconomiaLocal