15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

FVS-RCP amplia testagem de HIV e sífilis no Governo Presente

Publicado em 22 de novembro, 2025

FVS-RCP amplia testagem de HIV e sífilis no Governo Presente

Neste sábado (22/11), durante mais uma edição do Governo Presente, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou ações de promoção da saúde no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, contabilizando 116 atendimentos e 464 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Ao longo da ação, além dos exames, a população recebeu orientações sobre saúde sexual, prevenção combinada e informações essenciais para reduzir o risco de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram distribuídos insumos estratégicos, como 14.400 preservativos externos, 300 preservativos internos, 3.000 géis lubrificantes e 70 autotestes para HIV.

Ação

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação reafirma o papel social da instituição no cuidado à população.

“Levar informação e acesso aos serviços de prevenção é uma forma de fortalecer vínculos com a comunidade. Quando chegamos perto das pessoas, criamos oportunidades reais de cuidado e proteção à saúde”, destacou.

O diretor técnico de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, reforçou a importância da educação em saúde no enfrentamento às ISTs.

Espaços coletivos

“Aproveitamos espaços coletivos para promover informação, divulgar práticas de cuidado e ampliar o uso de insumos. Hábitos saudáveis são aprendidos e multiplicados”, afirmou.

Participante da ação, Edilena Gomes, 52 anos, explicou sua motivação para participar.

“Minha filha é da área da saúde, então sempre faço os testes. É rápido, indolor e muito importante. Eu recomendo”, disse.

Vínculos de Cuidado

Entre as principais recomendações da FVS-RCP para a prevenção das ISTs estão: o uso de preservativo interno ou externo em todas as relações sexuais; a realização regular de testagens para acompanhamento da própria saúde; o uso de gel lubrificante para reduzir o risco de lesões; a vacinação contra hepatites A e B; a adoção de estratégias da prevenção combinada  como Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP); autotestes para HIV; e a manutenção de um diálogo aberto com parceiros sobre saúde sexual.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.