27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Orquestra de Câmara leva música clássica para alunos da escola Tiradentes

Publicado em 06 de novembro, 2025

Orquestra de Câmara leva música clássica para alunos da escola Tiradentes

A quarta-feira (05/11) foi marcada por emoção, curiosidade e muita música na Escola Estadual Tiradentes, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, que recebeu a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) dentro do projeto Vivência Cultural.

A iniciativa levou um concerto para dentro da escola, promovendo um encontro direto entre os alunos e os músicos profissionais do corpo artístico do Estado.

Projeto

O projeto é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, com o objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva com os corpos artísticos do Amazonas.

A ação busca, além de despertar o interesse pela arte, aproximar os jovens da realidade profissional da música e incentivar possíveis vocações na área.

Maestro

Durante a apresentação, o maestro Marcelo de Jesus destacou a importância de levar a orquestra para espaços educativos: “É muito importante esse projeto para a gente tirar aquele ranço que ainda existe de achar que música clássica é coisa de gente mais velha ou chata. Aqui a ideia é mostrar que a música é viva, feita hoje, e que todos podem se apropriar dela”, afirmou o maestro, que conduziu a tarde de forma leve e descontraída, interagindo com os alunos.

O gestor da escola, Rodrigo Silva, elogiou a interação entre os músicos e os estudantes. “Foi uma das poucas vezes em que colocamos tantos alunos no auditório e eles ficaram atentos, quietos, participando. É um momento de valorização da arte e da música, e queremos agradecer à Orquestra por essa vivência tão rica”, disse.

Alunos

Entre os alunos, o entusiasmo também foi evidente. João Victor teve a oportunidade de reger a orquestra por alguns minutos e contou sobre a experiência: “Foi cativante. Já tinha visto vídeos deles na internet, mas ver pessoalmente é outra coisa. Já toquei na banda da escola, mas reger foi algo novo e muito legal”, relatou o estudante, que sonha em seguir carreira na percussão.

Artes

O gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Baldoino Leite, reforçou que o Vivência Cultural é um projeto que vai além da apreciação artística: “A ideia é permitir que os alunos conheçam o funcionamento dos corpos artísticos, como é possível se profissionalizar nessa área e como funciona o trabalho desses grupos. É um momento de troca, aprendizado e inspiração para quem está decidindo o futuro profissional”, destacou.

Com essa edição do Vivência Cultural, a arte mostrou mais uma vez seu poder transformador capaz de unir gerações, despertar talentos e mostrar que a música, mais do que um som, é um elo vivo entre o conhecimento e a sensibilidade.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.