
Ney Matogrosso, Gerson Conrad, Willy Verdaguer (contrabaixista) e Emilio Carrera (pianista). Foto: Divulgação/Santa Rita Filmes
O Canal Brasil estreia na sexta-feira (31/10), às 20h30, a série documental inédita “Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados”. Dividida em quatro episódios, a produção dirigida e roteirizada por Miguel de Almeida, com produção de Marcelo Braga, revisita a trajetória apoteótica de uma das bandas mais marcantes da MPB.
Com depoimentos de Ney Matogrosso, Gerson Conrad, Emilio Carrera, Willy Verdaguer, Helena Ignez, Roberto Frejat, Ana Cañas e outros nomes, a produção combina imagens de arquivo e novas canções originais para recontar a breve e intensa história do grupo que desafiou a censura, rompeu padrões e revolucionou a cultura brasileira.
O episódio de abertura mergulha nos primeiros passos do Secos & Molhados, formado em 1972 por Ney Matogrosso, Gerson Conrad e João Ricardo. A série mostra como, em meio à repressão da ditadura militar, o grupo surgiu como uma verdadeira agitação cultural, misturando poesia, performance e provocação. O episódio apresenta os bastidores do primeiro disco, o sucesso repentino e a estética transgressora que escancarou questões de gênero e liberdade, com Ney exibindo na TV um corpo sem definição – símbolo de resistência e arte.
Com imagens raras e depoimentos inéditos, o segundo episódio acompanha a ascensão meteórica da banda. Em pouco mais de um ano, o Secos & Molhados vendeu um milhão de discos, lotou ginásios e superou Roberto Carlos em vendas, tornando-se o maior fenômeno da indústria fonográfica nacional. O episódio mostra também o papel do teatro de vanguarda na formação estética do grupo e as conexões com artistas como José Celso Martinez Corrêa, Noilton Nunes, Chico Buarque e Edu Lobo.

Foto: Divulgação
O terceiro episódio revela o desgaste interno e as disputas que culminaram no fim da banda em 1974. Ney, Gerson e convidados como Moracy do Val, Cláudio Tovar e Charles Gavin relembram os bastidores das turnês, as tensões criativas e o rompimento com João Ricardo. A narrativa também aborda as tentativas de censura e o incômodo das gravadoras multinacionais diante do sucesso de uma banda de capital nacional, que transformou arte em ato político.
Encerrando a série, o último episódio promove o reencontro de parte dos integrantes, 50 anos após o fim do grupo, e celebra o impacto cultural do Secos & Molhados. Sem autorização para regravar os clássicos originais, Emilio Carrera (pianista) e Willy Verdaguer (baixista) – músicos que integraram a formação em 1973 e 1974 – retornam aos estúdios para criar novas faixas inspiradas na sonoridade da banda. A produção ainda apresenta “Ouvindo o Silêncio”, composição inédita de Gerson Conrad e Paulo Mendonça, interpretada por Ney e Gerson, que encerra a série e ganha um videoclipe especial.
Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados (2025)
Horário: Sexta, 31/10, às 20h30 (semanalmente)
Alternativos: Domingos, às 19h; sábados, às 17h
Direção: Miguel De Almeida
Classificação: 14 anos
Veja mais notícias em Entretenimento