11/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Alunos do Liceu aprendem a criar negócios sustentáveis em oficina de empreendedorismo

Publicado em 22 de outubro, 2025

Alunos do Liceu aprendem a criar negócios sustentáveis em oficina de empreendedorismo

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em Manaus, abriu as portas para receber a oficina “Trilha do Empreendedorismo Criativo”, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Assessoria de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A atividade, que iniciou na segunda-feira (20/10) e encerra nesta quarta-feira (22/10), tem como objetivo aproximar os alunos dos conceitos da economia criativa e estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras que possam se transformar em empreendimentos sustentáveis.

Segundo a assessoria responsável pelo projeto, a oficina foi pensada como uma forma de aproximar o universo da economia criativa dos empreendedores, oferecendo ferramentas práticas e conceituais.

Criação

“Nem todo mundo que faz algo criativo consegue empreender ou tem habilidades voltadas para isso, e essas competências podem ser desenvolvidas. A oficina foi criada justamente para trabalhar esse aspecto”, explica Turenko Beça, da assessoria de Economia Criativa.

Durante o curso, os participantes têm acesso a conceitos fundamentais sobre o que é a economia criativa, um campo que abrange desde as artes e cultura até a inovação, tecnologia e sustentabilidade. Além disso, são apresentadas técnicas de modelagem de negócios, inspiradas em metodologias do Sebrae, que ajudam os alunos a estruturar suas ideias, entender o público-alvo e planejar estratégias para transformar projetos criativos em empreendimentos reais.

“O curso ajuda o aluno a pensar seu negócio, criar um layout do que ele vai fazer e, assim, aumentar suas chances de sucesso. É um aprendizado contínuo, porque o ato de empreender exige atualização constante. Novas técnicas, novas formas de precificar e apresentar produtos estão sempre surgindo”, destaca o assessor.

Desafio prático

Os alunos do Liceu participam também de um desafio prático, no qual precisam aplicar os conceitos aprendidos e desenvolver um projeto criativo. As ideias serão apresentadas e defendidas no encerramento da oficina. “Esses projetos podem se tornar negócios reais ou permanecer como exercícios de aprendizado, dependendo da iniciativa de cada participante”, acrescenta.

Com resultados positivos, a proposta deve ser levada também para o interior do estado, com previsão de edições nas cidades de Barreirinha e Parintins, ampliando o alcance da formação e incentivando o fortalecimento da economia criativa no Amazonas.

A “Trilha do Empreendedorismo Criativo” representa, assim, um importante espaço de troca de conhecimento e inspiração, conectando arte, propósito e possibilidades em um ambiente que valoriza o protagonismo dos jovens empreendedores.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.