02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto conecta biodiversidade brasileira a indústrias europeias de extração vegetal

Publicado em 06 de outubro, 2025

Entre os produtos exportados estão guaraná, cumaru e copaíba de Urucará (AM). Foto: Divulgação

Um projeto pioneiro está aproximando comunidades rurais brasileiras de mercados de alta tecnologia na Europa, conectando mais de 800 produtores da Amazônia e da Mata Atlântica às indústrias de extração vegetal da França, Bélgica, Portugal e Alemanha. A iniciativa é liderada pela empresa brasileira NatOrgânico, com apoio da instituição alemã de desenvolvimento DEG, e vem transformando a realidade econômica e ambiental de pequenos agricultores no interior do país.

Entre os produtos exportados estão guaraná, cumaru e copaíba de Urucará (AM) e erva-mate e ginseng brasileiro de Turvo (PR). Essas matérias-primas seguem para o mercado europeu, onde passam por um processo tecnológico de ponta: a extração supercrítica com CO₂, que isola componentes bioativos dos vegetais sem gerar resíduos nocivos ao meio ambiente. Os extratos resultantes são utilizados em indústrias nutracêuticas e agroalimentares, ampliando o valor agregado dos recursos naturais brasileiros.

Economia sustentável e valorização local

A iniciativa integra esforços de cooperação alemã-brasileira e tem promovido crescimento econômico com sustentabilidade. No Amazonas, o projeto estabeleceu parceria com a Cooperativa Agrofrut de Urucará, enquanto no Paraná atua com a Associação dos Produtores Ecológicos do Centro-Sul e a Sabor do Mate.

“O mercado de extratos naturais vegetais está dinâmico e continua aberto a inovações”, destacou Ana Maria Gomes da Mata, diretora da NatOrgânico.

Os investimentos da empresa, sediada em Fortaleza (CE), permitiram implantar agroindústrias de beneficiamento e padronização de produtos nos dois estados. Em parceria com a Urupolpas, o projeto criou uma fábrica e bases de apoio em Urucará, fortalecendo a cadeia produtiva amazônica. Já em Turvo (PR), a Associação Sabor do Mate opera com infraestrutura moderna para o beneficiamento e exportação dos produtos.

Erva-mate e ginseng brasileiro de Turvo (PR) também estão entre os produtos exportados. Foto: Divulgação

Impacto social e conservação da floresta

De acordo com o coordenador-geral do projeto e diretor da empresa Orgânica Consultoria, Rémi Denecheau, a iniciativa já melhorou em mais de 20% a renda das famílias envolvidas, além de promover capacitações e práticas de manejo sustentável. “O projeto melhorou a qualidade de vida de mais de 800 produtores e contribui diretamente para a conservação da floresta”, afirmou.

O modelo inovador alia economia circular e valorização da biodiversidade, criando uma ponte tecnológica entre o Brasil e a Europa e consolidando um novo paradigma para o uso sustentável dos recursos naturais brasileiros.

Assuntos relacionados:

#Bioeconomia, #Amazonia, #Sustentabilidade, #NatOrganico, #Urucara, #Exportacao, #Biodiversidade, #IndustriaVerde

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.